Foi apresentada uma proposta, ao Presidente da República de Angola, João Lourenço, com vista à atribuição do nome Manuel Rui (Monteiro), ao novo Centro Cultural na cidade do Huambo, que será inaugurado em breve, como reconhecimento e gratidão de toda uma vida ligada à cultura nacional.
A proposta - por iniciativa do conhecido advogado angolano Fernando Oliveira, e subscrita por outras personalidades, entre elas o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho - destaca o papel do poeta, escritor, político, professor universitário e advogado Manuel Rui Monteiro. É autor do Hino Nacional e, conjuntamente com a música de Rui Mingas, concebeu a letra “Os Meninos do Huambo”.
Manuel Rui tem uma vasta obra cultural, e desempenhou ao longo da sua vida (agora com 82 anos) diversos cargos, motivo suficiente para que mais de 60 personalidades, naturais do distrito do Huambo, tenham manifestado e consensualizado esta consagração ao novo Centro Cultural na cidade do Huambo, ou em alternativa à Biblioteca ou Auditório do novo espaço.
A proposta termina destacando que Manuel Rui “ensinou e continuará a ensinar milhares de crianças angolanas “quanto custou uma bandeira” e “quanto custou a liberdade”.