Projetos em Oecusse a bom ritmo

Projetos em Oecusse a bom ritmo

Os projetos de infraestruturas a desenvolver no enclave timorense de Oecusse (Membro Efetivo da UCCLA), em Timor-Leste, estão a avançar em bom ritmo e 40% dos cerca de 130 milhões de dólares (116 milhões de euros) orçamentados este ano já foram executados.
 
De acordo com o responsável da Autoridade da Região Administrativa e da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse, Mari Alkatiri, o objetivo é ter executado até ao final do ano, em termos de capital de desenvolvimento, 70% do valor total transferido para a região, com o resto a ser "executado facilmente" noutros componentes orçamentais. 
 
Recorde-se que no início do ano o Governo timorense transferiu para a ZEESM cerca de 130 milhões de dólares para os primeiros grandes projetos de infraestruturas na região. 
 
A par destes projetos, explicou, foi já criado um "fundo especial de desenvolvimento que vai ter que ser capitalizado" - tendo já um valor de 20 milhões de dólares - e que será "utilizado para poder fazer investimentos em parcerias com privados". 
 
As obras na região estão a avançar a ritmo acelerado para poder acolher, adequadamente, os convidados que se espera para as celebrações, a 28 de novembro, quer dos 500 anos da chegada dos portugueses quer dos 40 anos da independência declarada em 1975. 
 
Em termos dos projetos concretos Mari Alkatiri disse que estão em curso dois grandes pacotes de estradas, as obras do aeroporto e porto, um hotel, a maior ponte de Timor-Leste, sobre a ribeira de Tono, zonas ajardinadas e um complexo desportivo. 
 
 
 
 
Publicado em 14-08-2015