A estação comunitária de reciclagem e cidadania ambiental na Ilha de Moçambique recebeu, no dia 15 de fevereiro, a visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, no âmbito do projeto da UCCLA/URB-África Solução Participada para Plásticos Marítimos.
O projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos é implementado pela UCCLA/URB-África em parceria com a APETUR - Associação dos Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, Centro de Arqueologia Investigação e Recursos Ilha de Moçambique da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e Oikos, com o cofinanciamento do Camões, I.P.
O projeto tem como objetivo proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos, promovendo o valor social, cultural e económico na solução do problema da poluição por plásticos.
A estação comunitária de reciclagem localiza-se nos Serviços Urbanos do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, em espaço reabilitado pelo projeto.
Notícias relacionadas:
Observador - Ilha de Moçambique testa fórmula para eliminar plásticos e ter mais peixe
Visão - Ilha de Moçambique testa fórmula para eliminar plásticos e ter mais peixe
MzNews - Ilha de Moçambique testa fórmula para eliminar plásticos e ter mais peixe
Youtube - Ilha de Moçambique testa fórmula para eliminar plásticos e ter mais peixe
Solução Participada para Plásticos Marítimos avalia a sua ação e desenvolve estratégias de sustentabilidade
Com a equipa de jovens responsáveis pela estação comunitária de reciclagem e cidadania ambiental, e stakeholders locais, a UCCLA impulsiona na Ilha de Moçambique uma estratégia de sustentabilidade para o Resultado 1 do Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, nomeadamente na obtenção de soluções participadas de viabilização e sustentabilidade da produção envolvida pela estação de reciclagem.
O projeto liderado pela UCCLA/URB-África tem como objetivo proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos, promovendo o valor social, cultural e económico na solução do problema da poluição por plásticos.
O plástico, inventado há 115 anos, com aumento exponencial de produção e consumo, é fabricado a partir do petróleo e demora entre 200 a 400 anos a desaparecer do meio ambiente. A poluição por plásticos é hoje um dos principais problemas infligidos aos ecossistemas marinhos, com impacto na saúde humana e na vida do planeta.
Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto URB-África/UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em parceria com a APETUR - Associação de Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, cofinanciado pelo Camões, I.P