Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos organizou workshop municipal na Ilha de Moçambique
Imagem
Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos organizou workshop municipal na Ilha de Moçambique
Moçambique | Ilha de Moçambique
Publicado em 30-07-2021

Decorreu, no dia 28 de julho, o primeiro workshop municipal para o desenvolvimento de um diagnóstico participativo da gestão de resíduos urbanos na Ilha de Moçambique, com enfoque para os resíduos de plástico, no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos.

O encontro decorreu no salão nobre do Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, onde estiveram presentes representantes dos parceiros, sociedade civil, Régulos e Secretários de Bairro, num total de 14 participantes.

O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique está empenhado na construção de políticas e práticas socio-ambientais, alargando sinergicamente e complementando a sua capacidade de intervenção para uma resposta pública de referência à poluição por plásticos.

No workshop foi sublinhado o desejo de reconhecimento da Ilha de Moçambique, no país e internacionalmente, como um local bonito e limpo, procurando criar uma marca ecológica que diferencie a Ilha e potencie o mercado turístico a nível internacional para além de garantir melhores condições de vida aos seus cidadãos.

O projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos tem como objetivo global proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos.

Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto da URB-África/UCCLA, APETUR, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e Oikos, cofinanciado pelo Camões, I.P.
O workshop decorreu com o cumprimento das normas em vigor relativas à situação pandémica.