Teve lugar no passado dia 18 de dezembro, em Gabu, na Guiné-Bissau, um encontro de balanço e reflexão do primeiro ano do Projeto Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P.
Este encontro, contou com a presença de representantes da Associação de Apicultores do Leste (APILESTE), da URBÁFRICA (ONGD relacionada com a UCCLA) e do Comité Nacional de Voluntários (CNV-GB).
Apesar das condicionantes surgidas face à COVID-19, que impossibilitaram a realização das colaborações programadas de reforço de capacidades em administração, maneio apícola e valorização de produções, a ação permitiu o envolvimento de 100 apicultores e seus agregados familiares, dispersos por quatro sectores das regiões de Bafatá e Gabu, atingindo uma taxa de execução próxima de 60 %.
Deste encontro, ressaltou a necessidade de fortalecer as condições de gestão do empreendimento, enquanto negócio apícola orientado para os seus membros, e as vertentes de comunicação, marketing e comercialização.