Decorreu, de 7 a 10 de maio, a primeira Feira Internacional do Livro de Maputo, em Moçambique, na Praça da Independência, sob o mote “Fazer do Livro o Instrumento Principal na Educação e Desenvolvimento do Cidadão!“.
A abertura da feira contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, na presença dos Embaixadores de Portugal, José Augusto Duarte, Brasil e Espanha.
O evento foi organizado pelo Departamento do Arquivo, Documentação e Biblioteca do Conselho Municipal de Maputo e pretendeu ser uma ação de promoção do Livro e da Leitura.
O projeto LER apresentou, nesta feira especial para as crianças, um programa cultural e educativo com ações desenvolvidas pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais e escolas participantes.
A edição de 2015 foi especial para as crianças, com programação específica e oferta de livros e Bibliotecas Escolares. Além da exposição e venda de obras, o evento acolher, ainda, debates e mesas-redondas com a participação dos escritores Patrícia Reis (Portugal), Ana Paula Maia (Brasil), Lopito Feijó e Verónica Aminata Goubel (Angola), Paulina Chiziane, Borges Coelho e Calane da Silva (Moçambique), entre outros.
O Projeto LER está a ser desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a UCCLA, com o apoio da Cooperação Portuguesa e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita.