Projeto LER finaliza com nota positiva
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Projeto LER finaliza com nota positiva
Moçambique | Maputo
Publicado em 18-10-2014
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo, Moçambique, através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, foi implementado o Projeto Ler.
 
Desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a UCCLA e o apoio da Cooperação Portuguesa, este projeto, pensado para uma intervenção de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do ensino primário, pretendeu implementar uma atuação estruturante no âmbito das competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como da prática social.
 
 
Um mês após a sua implementação, com um intenso programa, realizou-se, dia 17 de outubro, um Fórum Público de avaliação e de balanço das atividades desenvolvidas no projeto, no Centro de Formação do Conselho Municipal de Maputo, com as entidades envolvidas. 
 
Durante um mês foram realizadas 3 ações de formação, 9 Rodas de Leitura em toda a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, 3 Ateliers de Construção de histórias e livros, 7 workshops escolares em 6 Distritos Municipais, 5 sessões de apresentação e debate do projeto em Administrações de Distritos Municipais, 1 workshop interno de planeamento, 1 Seminário interno de avaliação e Planeamento do Projeto e várias reuniões com entidades públicas, governamentais e locais.
 
As ações envolveram mais de 1.900 alunos e profissionais diversos - Professores, Técnicos-Bibliotecários municipais, responsáveis da Direção da Educação, Cultura e Desportos do município, Diretores Distritais de Educação do Ministério da Educação e Diretores Escolares e Pedagógicos.
 
O projeto, que envolveu a totalidade das Bibliotecas Municipais e 12 escolas, conseguiu alterar práticas e metodologias, com autonomia de conceção de estratégias de promoção do livro e da leitura, com a criação de material pedagógico próprio e dinamizando a totalidade das Bibliotecas Públicas Municipais num trabalho em rede com as escolas e projetos educativos.
 
Para a responsável deste projeto na UCCLA, Alda Moreira, esta primeira fase do projeto foi positiva e gratificante, uma vez que houve o envolvimento pleno dos alunos, adiantando que a iniciativa irá continuar para o ano com a formação de mais professores.