O projeto “Natur Angola” foi apresentado no dia 14 de março. Trata-se de um projeto promovido pela ADRA - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, em parceria com a Administração Municipal de Benguela (membro efetivo da UCCLA), em Angola, que conta com o apoio da União Europeia e que visa promover o empoderamento social por via do reforço da participação das organizações da sociedade civil nas políticas públicas.
O projeto prevê a participação de grupos de jovens e mulheres para sensibilização e formação das comunidades acerca de questões de higiene e saneamento, incluindo a requalificação das valas de drenagem e a construção de sistemas de abastecimento de água potável em 19 bairros da periferia de Benguela.
O objetivo é o de fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil de intervir de forma sustentável e inclusiva na gestão do meio ambiente e na promoção da cultura cívica em Benguela. O projeto, considerado inovador, terá como foco a gestão sustentável do ambiente, além do fomento da cultura cívica em relação à gestão de resíduos sólidos e líquidos.
Natur Angola
O projeto subdivide-se em dois locais de intervenção, nomeadamente Benguela (membro efetivo da UCCLA desde 2011) e Kilamba Kiaxi (membro associado da UCCLA desde 2018). O projeto é promovido, a nível geral, pela ADRA - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais e conta com o apoio da União Europeia, bem como da empresa de cooperação alemã “Pão para o mundo” (mais informações aqui). O projeto tem um orçamento total de 735 000,00 EUR e a durabilidade de três anos, de setembro 2022 a 31 de setembro de 2025.
Mais informações sobre Projeto de proteção ambiental chega a bairros de Benguela
Foto Jornal de Angola