A Câmara Municipal de Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA) aprovou, dia 26 de julho, a criação do Programa de Mentorias de Lisboa, o qual, através da colaboração de mentores em contexto de aula, pretende diminuir a desigualdade educativa na cidade e oferecer às crianças de contextos desfavorecidos mais oportunidades e melhores condições para o sucesso escolar.
O Programa de Mentorias de Lisboa "é uma relevante medida de inovação social na educação, cumprindo a nossa visão de um Estado Social Local", afirmou o presidente da autarquia, Carlos Moedas.
"Estamos a investir na Educação e, com este programa inovador, vamos colocar mentores nas escolas para garantir um acompanhamento próximo e personalizado dos alunos mais desfavorecidos. Em Lisboa, não podemos permitir que as origens de uma criança limitem o seu futuro", adiantou Carlos Moedas.
O projeto, para os próximos dois anos letivos, contará com 18 mentores a tempo inteiro, estimando abranger cerca de 2 000 alunos do 2.º ciclo do ensino básico, em 14 escolas de Lisboa classificadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), localizadas em áreas mais desfavorecidas.
Este programa será gerido em parceria pela CML com a organização “Teach for Portugal”, representando um investimento global de cerca de um milhão de euros, com financiamento de fundos europeus.
Mais informações sobre Programa inovador em Lisboa apoia alunos desfavorecidos