Programa de Habitação da Prefeitura vai recuperar casarões do Comércio para implantação de moradias

Programa de Habitação da Prefeitura vai recuperar casarões do Comércio para implantação de moradias

A prefeitura de Salvador (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, está a desenvolver um Programa de Habitação para o Centro Histórico de Salvador, que deverá mudar completamente a dinâmica social da região. O programa está sendo desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com o objetivo de recuperar imóveis abandonados e em estado de extrema precariedade na região, assim como atender a uma demanda antiga por moradia.

Num primeiro estudo realizado foram consideradas quatro áreas de intervenção para a implantação do programa: a área do Corpo Santo, que compreende a extensão entre a Igreja do Corpo Santo e o Plano Inclinado Gonçalves; a área do Gonçalves, que fica entre o Plano Inclinado Gonçalves e a Associação Comercial da Bahia; a área do Pilar, que compreende a região do Plano Inclinado Pilar e a área da Praça Irmãos Pereira, na Rua Manoel Victorino.

As famílias beneficiadas serão aquelas que vivem na região em situação de risco, em imóveis precários e em coabitação.

O projeto de Habitação de Interesse Social do Pilar foi selecionado pelo PAC/Iphan com repasse de recursos do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da ordem de R$800 mil - com contrapartida do município de cerca de 30% para a elaboração dos projetos executivos de 21 imóveis abandonados - totalizando cerca de 250 unidades habitacionais. O contrato com o PAC/Iphan está previsto ser assinado no próximo mês e a perspetiva da prefeitura é que após a conclusão dos projetos executivos, o município obtenha do Governo Federal os recursos para a construção das unidades habitacionais.


Mais informações sobre Programa de Habitação da Prefeitura vai recuperar casarões do Comércio para implantação de moradias

 

 

 

Publicado em 22-06-2024