De modo a prestar maior atenção às famílias economicamente carenciadas da sociedade e atenuar a pressão de vida dos três tipos de famílias em situação vulnerável, o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), através do Instituto de Acção Social (IAS), vai dar continuidade ao “Programa de inclusão e harmonia na comunidade”, no sentido de atribuir um subsídio às famílias que reúnam as devidas condições. O prazo para a apresentação do pedido de atribuição da primeira prestação do subsídio, no âmbito do referido programa, decorre de 8 de fevereiro a 8 de março.
O “Programa de inclusão e harmonia na comunidade” tem como destinatários os três tipos de famílias em situação vulnerável (ou seja, famílias monoparentais ou com membros portadores de deficiência e/ou doenças crónicas) que se encontram a receber apoio regular ou cujos rendimentos são inferiores ao valor calculado pela aplicação de um multiplicador sobre o valor do risco social.
As famílias dos três tipos atrás referidos que já estão a receber o apoio regular não carecem de apresentar o respetivo pedido, enquanto as que não se encontram a beneficiar desse apoio poderão tratar das formalidades do pedido, deslocando-se aos Centros de Acção Social do IAS ou às associações coorganizadores do programa, entre 8 de fevereiro e 8 de março do corrente ano, para apresentar o formulário devidamente preenchido, instruído, nomeadamente, com cópias do Bilhete de Identidade de residente de Macau válido da pessoa requerente e de todos os elementos do agregado familiar, bem como cópia da respetiva caderneta bancária em patacas.
O referido formulário também se encontra disponível na página electrónica do IAS (www.ias.gov.mo) para download.
Após a avaliação efetuada pelo IAS, o subsídio em causa será atribuído nos meses de maio e agosto de cada ano às famílias avaliadas como habilitadas.
O Governo da RAEM, para dar apoio aos três tipos de famílias em situação vulnerável, bem como para melhor conhecer a situação e as necessidades das famílias com baixos rendimentos existentes em Macau, criou uma rede de prevenção na área de apoio à família através da cooperação entre o IAS e as instituições particulares. Em 2020 foram 6.029 os agregados familiares que beneficiaram do subsídio, atribuído ao abrigo do “Programa de inclusão e harmonia na comunidade”.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto, poderá ser contactado o IAS, através do telefone +85382971607.
Mais informações sobre o Programa de apoio a famílias carenciadas em Macau