Imagem
A primeira edição do Curso Livre História de Angola chegou ao fim
Publicado em 13-07-2018
Durante 14 semanas, a UCCLA foi o palco do Curso Livre História de Angola - ministrado e coordenado por Alberto Oliveira Pinto - organizado em conjunto com a Mercado de Letras Editores. A última aula desta primeira edição, que decorreu no dia 12 de julho, fechou com chave de ouro.
“Dar voz a quem frequentou o curso” foram as palavras de Alberto Oliveira Pinto no início da sessão, dando a possibilidade aos alunos de intervirem com sugestões, alterações, propostas e ideias.
Rapidamente se fizeram ouvir aqueles que, efusivamente agradeceram o tempo passado e a aprendizagem adquirida. “Curso dado com brilhantismo” dizia uma aluna, “o Professor retrata (a história de Angola) com bastante paixão e independência” acrescentava outra. Outro aluno afirmava que “o fio condutor, as questões que o Professor levanta, as bases conceptuais, sistematização, a presença de convidados, enriqueceram estas sessões”.
Algumas das sugestões passaram pelo alargamento do tempo do curso, pela sua periodicidade e pela visita a alguns dos locais emblemáticos de Angola referenciados ao longo do curso.
Nesta última sessão, foram entregues diplomas de participação aos alunos.
Alberto Oliveira Pinto afirmou-se como “uma pessoa exigente” e foi essa exigência que impos ao longo do curso, transmitindo um conhecimento amplo e cronologicamente estruturado acerca do que significou, dos tempos pré-históricos aos nossos dias, a realidade geográfica, política e cultural que é Angola.
Desde “O substrato arqueológico e oral da História de Angola (c.7000 a.C. - c. século XIII d.C.)” à “Angola na África contemporânea”, durante 3 meses, Alberto Oliveira Pinto conduziu o plano de estudos de forma clara, participativa, cronológica e objetiva. Foram convidados 3 personalidades de reconhecida competência académica e profissional - José Carlos Venâncio, Tânia Macedo e Jean-Michel Mabeko Tali - que, com a sua vasta experiência, enriqueceram ainda mais a prossecução deste curso.
No final da aula, houve lugar a uma fotografia de família, com Professor, alunos e colaboradores da UCCLA e Mercado de Letras Editores, seguido de um jantar convívio.