A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, a portuguesa Sónia Neto, foi condecorada, dia 9 de agosto, com a medalha “Ordem Nacional das Colinas do Boé” - uma das mais altas distinções do país - pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.
De acordo com um decreto presidencial Umaro Sissoco Embaló enalteceu o facto de Sónia Neto ser a primeira diplomata do sexo feminino a ser agraciada com a Ordem Nacional Colinas do Boé. “Considerando o empenho pessoal da embaixadora Sónia Neto, que muito contribuiu para o aprofundamento dos laços de cooperação entre a União Europeia e a Guiné-Bissau (..) é-lhe agraciada com a Ordem Nacional Colinas de Boé, como expressão do justo reconhecimento do Estado guineense pelo cumprimento exemplar da sua missão”, lê-se no decreto lido na cerimónia que decorreu no palácio da presidência em Bissau.
(Foto Agência de Notícias da Guiné)
Acrescentando “os meus reconhecimentos à senhora embaixadora Sónia Neto pela forma exemplar como desempenhou a sua missão na Guiné-Bissau (…) desempenhou a sua função com neutralidade no interesse da União Europeia e saber que o interlocutor aqui é o Governo, o Estado da Guiné-Bissau”, defendeu o Presidente guineense.
Para a diplomata Sónia Neto o “maior desígnio” da sua missão “foi o de servir a Guiné-Bissau e assim honrar o compromisso da UE para com o povo guineense”. “Um povo resiliente na luta pela paz, generoso e solidário que se dá ao mundo de alma e coração sem que nós lhe cheguemos a pedir”, defendeu.
Veja aqui a cerimónia de condecoração:
Parte 1
Parte 2
Ordem Nacional das Colinas do Boé
Mais informações sobre “Presidente da Guiné-Bissau condecora Embaixadora da União Europeia”