No âmbito da Rede de Cidades Antirracistas, a prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, lançou a Carta Brasileira pela Igualdade Racial, no Museu do Amanhã, com a presença de 19 municípios do estado.
Participaram no evento representantes dos seguintes municípios: Rio de Janeiro, Paraty, São João da Barra, Nova Iguaçu, Arraial do Cabo, Macaé, Barra do Piraí, Duque de Caxias, Volta Redonda, Quatis, Niterói, Mangaratiba, Magé, Barra Mansa, Quissamã, Maricá, Nilópolis, São Gonçalo e Queimados.
A carta tem como missão construir políticas públicas transformadoras nas cidades, a partir do antirracismo e da consolidação da política de igualdade racial nas prefeituras com base nas necessidades da população negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional. O documento é resultado das ações desenvolvidas pela Rede de Cidades Antirracistas, criada pela Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial em Junho deste ano e que faz parte do Circuito Urbano da ONU Habitat 2022. Na ocasião, o Pacto de Combate ao Racismo criou a Rede de Cidades Antirracistas, constituída por diversas prefeituras municipais e 24 organizações independentes.
A Rede de Cidades Antirracistas tem como objetivo a realização de estudos contínuos sobre iniciativas, metas e indicadores, no âmbito da igualdade racial. A meta é estabelecer e desenvolver políticas públicas com base em evidências e na cooperação entre instituições com a comunidade e órgãos da Administração Pública para avaliar os impactos da desigualdade étnico-racial e das ações mitigadoras.
Mais informações sobre Prefeitura do Rio lança Carta Brasileira pela Igualdade Racial