Portugal, local de encontros em 25 de abril
Imagem
Entrevista à ANGOP
Publicado em 24-04-2024

A edição deste número 100 da "Notícias UCCLA" coincide com a passagem do cinquentenário do 25 de abril. A feliz coincidência justifica, plenamente, a edição deste número permitindo-nos reconhecer a importância histórica e o significado que o cinquentenário da “Revolução dos Cravos” tem para todos os povos de língua oficial portuguesa.

A data simboliza a reconquista da liberdade pelos portugueses e o reconhecimento das independências para os países africanos de língua portuguesa, mercê da luta travada em prol delas, mas também para o povo de Timor-Leste.

O convite por parte do Presidente da República de Portugal para que os seus homólogos visitassem oficialmente Portugal, no dia da passagem do cinquentenário do 25 de Abril, reflete a justa solidariedade prosseguida pelos nossos povos contra o regime anterior, de ditadura, derrubada há cinquenta anos.

É por isso natural que este número invoque iniciativas que a UCCLA assumiu e assumirá este ano, no âmbito do cinquentenário.

Felicito por isso os “Capitães de Abril” que há cinquenta anos correram para o êxito do dia “inteiro e limpo”, ainda todos os cidadãos das cidades associadas da UCCLA, integradas em países de língua portuguesa, que reconquistaram a liberdade ou as independências.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores da UCCLA que, em trabalho coletivo, têm dado o seu melhor esforço para manterem viva a chama da UCCLA e no que respeita à Notícias UCCLA, em particular, à lembrança de realizar este número por parte da responsável pelo setor da comunicação, a Anabela Carvalho.
 

Vitor Ramalho
Secretário-geral da UCCLA