Portugal assume a presidência do Conselho da União Europeia

Portugal assume a presidência do Conselho da União Europeia

Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, com o lema “Tempo de agir: Por uma recuperação justa, verde e digital”. Dada a relação de Portugal com os países de língua oficial portuguesa, no âmbito de uma missão da União Europeia e em resposta ao pedido de cooperação face à violência armada em Cabo Delgado, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, viajou para Moçambique, no dia 19 de janeiro.

O Conselho da União Europeia é a instituição que representa os governos dos países da União Europeia. Reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas.

Portugal sucede à Alemanha e precede a Eslovénia, países com os quais integra o trio de Presidências.

O programa da Presidência portuguesa do Conselho 2021 apresenta as prioridades e linhas de ação em detalhe. Prioridades: promover a recuperação, assegurando a transição verde e digital; concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais; reforçar a autonomia de uma Europa aberta ao mundo. Linhas de ação: Portugal vai trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.
 

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

 

 

Publicado em 26-01-2021