As cidades de Porto Alegre (Membro Associado da UCCLA) e Curitiba foram as duas capitais brasileiras selecionadas para participar no projeto-piloto de planeamento climático, gerido pelo Google.org e implementado pelo Iclei América do Sul no Brasil.
A partir da inteligência de dados da Google.org, a interface Environmental Insights Explorer (EIE) já exibe as informações locais sobre emissões de gases do efeito estufa de edifícios e transportes (indicando as contribuições de diferentes modais), de 2018, e o potencial solar de coberturas, baseado em dados de 2014. A plataforma contribuirá para o planeamento e a implementação de políticas públicas de combate às mudanças climáticas.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que o uso de tecnologias e as parcerias, nas mais variadas esferas do governo, são o caminho seguido em busca de maior eficiência, desburocratização e modernização da gestão pública. "Estamos felizes com a notícia dada pelo parceiro Iclei de que fomos selecionados para receber o projeto piloto e de já termos a plataforma disponível para acesso público. A ferramenta Google nos oferece, sem custos, indicadores importantes para o planejamento urbano e sustentável de Porto Alegre", afirma. "A integração da agenda climática ao planejamento urbano, com a revisão do Plano Diretor e, agora, com o auxílio da plataforma Google-Iclei, é uma oportunidade de avançarmos na economia verde e de baixo carbono", acrescenta o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm.
Segundo o secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, embora os governos sejam os principais usuários dos dados gerados, busca-se o envolvimento de organizações sem fins lucrativos para fortalecer processos participativos e gerar soluções inovadoras às cidades. "O Google.org lançou o EIE Action Fund. Com este fundo, vamos apoiar duas organizações sem fins lucrativos locais a usarem os dados gerados pela ferramenta EIE e impulsionar ações pelo clima. Porto Alegre tem a perspectiva de integrar a política de clima à revisão do Plano Diretor e possui ONGs com atuação clara nisso, o que fizeram diferença na seleção. Será uma alegria cooperar com a Prefeitura em mais essa esfera”, destaca.
Porto Alegre foi uma das primeiras cidades a se associar ao Iclei na América Latina, em 1997.
Mais informações sobre Porto Alegre selecionada num projeto da Google para planeamento climático