O lançamento da plataforma Metamarfose online decorreu no dia 28 de setembro, com 35 participantes, com participação online e presencial dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
A plataforma Metamarfose tem como objetivo potenciar o diálogo e a participação entre governos, organizações e atores locais para o desenvolvimento de ações conjuntas de valorização e conservação do Oceano, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 e 17.
Criação e gestão de áreas marinhas protegidas; pressão urbana e políticas de resposta à poluição marinha, sobretudo por plásticos; pesca sustentável e proteção da biodiversidade e de ecossistemas marinhos e costeiros; soluções participativas baseadas na natureza para enfrentar a erosão e fenómenos climáticos extremos; qualidade da água balnear, educação ambiental e soluções de base natural na gestão do ciclo urbano da água, face às alterações climáticas e intervenção participativa e socioambiental foram alguns dos temas apresentados pelas cidades de Almada, Belém, Bissau/Bijagós, Cazenga/Luanda, Porto, Ribeira Grande de Santiago e Sintra.
O encontro contou também com a apresentação da Estratégia da CPLP para os Oceanos, com a participação de Manuel Clarote Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP; e do Movimento e Manifesto Mulheres pelo Clima - dos Países de Língua Oficial Portuguesa para o Mundo, apresentado por Susana Viseu, presidente da Business as Nature. Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA fez o encerramento do encontro.
A plataforma Metamarfose está disponível no site da UCCLA através da ligação https://www.uccla.pt/metamarfose
Este espaço online permite a interação para a divulgação de estudos, projetos, políticas públicas e outros recursos que potenciem o conhecimento e reconhecimento de ações para uma melhor gestão e conservação de áreas costeiras e marinhas, potenciando sinergias de atuação entre cidades.
A Metamarfose é um projeto inspirado nas culturas, geografias e identidades marítimas dos países de língua oficial portuguesa e pretende fomentar a colaboração no âmbito da conservação e gestão sustentável do Oceano entre as cidades membro da UCCLA, com o apoio institucional da CPLP e no âmbito da década do Oceano da ONU 2021-2030 e da Estratégia da CPLP para os Oceanos.
Notícias relacionadas:
UCCLA apresenta plataforma de cooperação para protecção dos oceanos
Portugal/UCCLA apresenta plataforma de cooperação para protecção dos oceanos