Imagem
Pesar da UCCLA pela morte do escritor João Ubaldo Ribeiro
Publicado em 18-07-2014
Ao manifestar o seu pesar, a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) recorda João Ubaldo Ribeiro como um grande escritor da Língua Portuguesa.
João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, ilha no estado da Bahia, a 23 de janeiro de 1941 e destacamos na sua extensa obra literária, os seguintes livros: "Setembro não faz sentido", "Sargento Getúlio", que teve o Prémio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em 1972, "Viva o povo brasileiro", "O Sorriso do lagarto" e "A Casa dos Budas Ditosos”.
Iniciou-se como jornalista no "Jornal da Bahia", em 1957, tendo dado os primeiros passos na literatura com a participação na antologia "Panorama do Conto Bahiano", organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, com "Lugar e Circunstância". João Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para televisão e adaptou a cinema o romance de Jorge Amado "Tieta do Agreste".
O escritor era um conhecedor de Portugal onde viveu em 1981. Entre os inúmeros prémios recebidos destacamos o Prémio Camões de 2008.
A morte deste romancista é uma grande perda para a literatura brasileira e para toda a literatura e cultura de expressão em Português. O escritor brasileiro morreu hoje, com 73 anos, na sua casa, na zona do Leblon, Rio de Janeiro.
A UCCLA orgulha-se, ainda, de ter tido a honra de receber a participação de João Ubaldo Ribeiro no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (I EELP), realizado em 2010, na cidade de Natal, do Rio Grande do Norte, Brasil.