Pelo quarto ano consecutivo, Sintra (Membro Associado da UCCLA) volta a ser ponto de encontro das artes performativas dos países de língua portuguesa. O Periferias – Festival de Artes Performativas em Sintra, que conta com o apoio da UCCLA, está de volta.
Organizado pelo Chão de Oliva em coprodução com a Câmara Municipal de Sintra, o festival decorre de 3 a 15 de março, com uma programação multidisciplinar.
A abertura oficial do Periferias – Festival de Artes Performativas em Sintra, ocorrerá dia 3 de março, pelas 17 horas, no edifício do antigo Museu do Brinquedo (na Vila de Sintra), com a inauguração de uma exposição de trajes, fotos e vídeos sobre o teatro “Tchicholi”, teatro
tradicional de São Tomé e Príncipe. Estará presente o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.
Caracterizam este festival a transversalidade artística (teatro, marionetas, dança, música e performance), a convocação de grupos e criadores instalados fora da macrocefalia de Lisboa e ainda dos países de língua oficial portuguesa. Por outro lado é um festival que não se fica pelo efémero da programação dos 15 dias em cartaz, mas pelo estímulo à continuidade do trabalho entre criadores ao longo do ano - exemplo disso é a programação, pela primeira vez, no Periferias de espetáculos montados em coprodução, tanto Portugal/Moçambique, como Portugal/São Tomé e Príncipe -, potencializando a circulação nacional e internacional de espetáculos e ações colaborativas entre estruturas, em Portugal e nos países onde o português é a língua oficial.
Dossier Periferias
Mais informações no site do Festival