Os representantes dos parceiros UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, da CML - Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério da Administração Estatal (representando a tutela do município de Díli) participaram, num encontro da União Europeia, em Bruxelas, entre os dias 7 e 9 de março, no 1.º Encontro Global do “Programa de Parcerias para as Cidades Sustentáveis”.
João Guimarães, Luísa Dornelas e Agostinho da Costa asseguraram a representação do projeto “Reforço da governação urbana, inclusão social e promoção do empreendedorismo em Díli, Timor-Leste” num encontro, com cerca de 180 participantes, que teve por finalidade juntar os parceiros das 57 cidades da ACP (África, Caraíbas e Pacífico) que participam no programa financiado pela União Europeia e que esteve a concurso com 3 fases, entre 2019 e 2021.
Além da relevante troca de experiências entre os representantes dos diversos projetos, procurou-se estabelecer a mais-valia das parcerias cidade-cidade e a forma de continuar a fomentar o papel catalisador da cooperação descentralizada.
O programa, além de contar com ateliers de grupos para troca de experiências, desenrolou-se em torno de 2 secções principais:
• Mudanças fundamentais nas abordagens de cooperação descentralizada;
• Utilização da cooperação descentralizada como catalisador de mudanças mais amplas.
Programa