O Governo de São Tomé e Príncipe vai efetuar, em breve, várias obras infraestruturais na Ilha do Príncipe, incluindo a reabilitação do Porto e Aeroporto.
O anúncio foi feito pelo ministro das Obras Públicas, Osvaldo D’Abreu. Das obras equacionadas com auxílio do Banco Mundial, além do Porto de “Ponta Mina”, D’Abreu informou que o Governo vai efetuar uma intervenção nas duas pontes sobre o rio Papagaio e que dão acesso a localidade de Hospital Velho e outras localidades da referida Ilha.
Disse que a intervenção nessas pontes vai compreender várias etapas, das quais a atualização de estudos prévios e o lançamento de um concurso público internacional.
“O Porto de Ponta Mina e do Porto de Ana Chaves em São Tomé vão também ser alvos de requalificação”, informou acrescentando que para tal, no âmbito do projeto do Porto em águas profundas, o Banco Mundial se ofereceu e trata-se de um parceiro útil e estratégico para o qual devemos aproveitar e contamos para efetuarmos essas obras”.
“Vamos igualmente dar atenção a uma segunda ponte e para tal, já abordamos tal situação juntamente com autoridades competentes da Região Autónoma do Príncipe”, garantiu, no termo de uma audiência com o presidente do Governo local, Filipe Nascimento.
Na visita de contacto a estas infraestruturas, Osvaldo D’Abreu que fez-se acompanhar de Secretário de Estado das Obras Públicas, Eugénio Nascimento Vaz, Gabdul Quaresma, Diretor Nacional de Estradas, INAE e o Secretário local encarregue das Infra-estruturas, afirmou que o Governo equaciona a requalificação de uma estrada no interior da localidade de Hospital Velho.
Mais informações sobre Obras infraestruturais na Ilha do Príncipe