Em 2011 foi fundada, na parte continental da Ilha de Moçambique (Lumbo), a Mosagri que se destina ao cultivo, processamento e distribuição de produtos à base de moringa, planta muito rica em proteínas, vitaminas e minerais e, como tal, contribuindo para a melhoria do sistema imunológico, de entre os mais variados usos terapêuticos e medicinais.
Graças ao cultivo da moringa, o empreendimento alberga 150 trabalhadores da comunidade local, beneficiando as suas famílias e contribuindo, assim, para reduzir a pobreza, a fome e a desnutrição na região. Além do mais, estimula os agricultores da região a produzir moringa, beneficiando de uma estrutura organizativa consolidada.
Uma parte da produção de moringa é regularmente oferecida às escolas para uso diário nas cantinas escolares, e nos hospitais para enriquecer a alimentação de doentes ou para oferecer a mulheres grávidas e a crianças.
Associada a este empreendimento, a Fundação Pérola de Moçambique tem-se dedicado a apoiar as comunidades locais nos domínios da educação, saúde, nutrição e cultura. De dois em dois anos e durante duas semanas, a Fundação promove na Ilha de Moçambique um festival de artes com dezenas de artistas de diferentes países. Nesses eventos, a população e as crianças participam e aprendem nos diversos ateliers instalados. No final do festival, ocorre uma grande exposição das artes produzidas, acompanhada de concertos musicais.
Recentemente o empreendimento inaugurou um simpático hotel rural, localizado num cenário de rara beleza, defronte de uma extensa praia deserta, que oferece aos visitantes momentos ímpares de lazer.
Informações relacionadas:
The Pearl of Mozambique
Villa Moringa Lodge