O novo cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão, vai chegar a Macau no dia 12 de Janeiro, substituindo Paulo Cunha Alves no cargo.
Natural de Coimbra, o diplomata licenciou-se em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e começou por ser professor. Além disso, é formado em Administração Autárquica pelo Centro de Estudos e Formação Autárquica, além de possuir um mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa.
Alexandre Leitão entrou para a carreira diplomática em 1999, assumindo funções consulares em Benguela e no Senegal, além de ter sido Chefe dos Assuntos do Parlamento Europeu na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas.
O futuro líder da representação diplomática de Portugal em Macau foi também embaixador da União Europeia em Timor-Leste. Ainda na área diplomática, Alexandre Leitão foi conselheiro do primeiro-ministro, assessor do secretário de Estado da Administração Pública e da Modernização Administrativa e fez assessoria para o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Mais informações sobre Novo cônsul-geral de Portugal em Macau