Os serviços sociais da Câmara Municipal de São Vicente (Membro Associado da UCCLA), em Cabo Verde, passam a funcionar num novo edifício. O espaço fica situado na antiga Escola da Ribeira Bote que foi totalmente requalificada, assim como o espaço envolvente, num investimento de cerca de 10 mil contos.
Presente na cerimónia, a vereadora do pelouro de ação social, Lídia Lima, garantiu que com o novo espaço vai permitir a equipa do serviço social prestar um melhor serviço aos munícipes, nomeadamente por ter assumido o desafio de implementar programas do Governo, através da municipalização dos serviços.
“Ou seja, pelos desafios que o serviço social da Câmara tem neste momento, e tem vindo a ter graças a melhoria da parceria entre a Câmara e o Governo, o serviço social tem novos projetos para implementar para além dos que tiveram início em 2013. Temos o Centro de Doentes Mentais, Centro de Criança de Rua, que foi aberto no ano passado, Centro de Crianças com Vulnerabilidades Especiais, Loja Social, CAPS, Rede de Saúde”, aponta.
A autarca aponta outros programas do Governo a serem implementados através da Câmara Municipal, nomeadamente o Cadastro Social Único, Subvenção Escolar, Jardins-de-infância e lares de idosos.
O ato inaugural foi presidido pelo presidente da edilidade. Augusto Neves, que defendeu que o edifício simboliza a descentralização dos serviços da autarquia. “Graças ao empenho de todos hoje estamos aqui a inaugurar o Serviço Social que foi sempre um desejo nosso – descentralizar a Câmara Municipal. A Câmara Municipal de São Vicente é uma Câmara de cara social, e o serviço social estava a necessitar de um local para trabalhar com tranquilidade. E com assunção de mais responsabilidade transferida do Governo hoje temos um espaço onde as pessoas são atendidas com conforto e dignidade”, realça.
Na mesma cerimónia foi apresentada uma viatura oferecida pelo Governo para reforçar os trabalhos no âmbito do Cadastro Social Único.
Mais informações sobre Novas instalações dos serviços sociais da Câmara de São Vicente