Novas adesões à UCCLA
Imagem
Novas adesões à UCCLA
Publicado em 30-10-2022

Na XXXVIII Assembleia Geral da UCCLA, dia 27 de outubro, foram aprovadas, por unanimidade, a entrada de novas cidades para a UCCLA. São 6 novas cidades de Angola, Brasil, Portugal e Timor-Leste.

 

Angola

Icolo e Bengo
(Como Membro Observador da UCCLA)

Ícolo e Bengo é um Município da Província de Luanda, com sede na Vila de Catete, e tem uma área de 3 819 km² . A Administração Municipal de Icolo e Bengo é constituída por 2 Distritos Urbanos e 5 Comunas, caraterizada por uma população composta por 140,120 habitantes.

História:
Reza a história que com o aparecimento de frades Capuchinhos, isto é, no Sec. XVII (1668), é mencionada a região do Icolo e Bengo, cuja forma mais correca pronuncia-se em Kimbundo: “mu ikolo ya nbengo” que significa vale largo e extenso, numa referência à grande planície fértil entre os rios Bengo “Zenza” e Cuanza.
15 de setembro é data escolhida como feriado em Icolo e Bengo, comemorando-se a época de maior expansão económica - Portaria nº 4:161, Déc 17:171 de 29 de Junho de 1929. O município de Icolo e Bengo é detentor de uma vasta diversidade Cultural. As danças (Cabecinha, Dizanda, Katutula, Njimba,…); Culinária (Funge e matete de Candumba, feijão de olho de palmas, cacusso, mudiangondo, dibidika,...), Vestuários (panos e quimones), rituais, pesca, artesanato, música e o conto.

Mais informações sobre Icolo e Bengo no link https://www.uccla.pt/membro/icolo-e-bengo

 

Brasil

Fortaleza
(Como Membro Associado da UCCLA)

Fortaleza possui 312.441 km2 de área total. Está dividida administrativamente em 12 Secretarias Executivas Regionais, que vão de 1 a 12, e compõem a Secretaria Municipal da Gestão Regional. Essas regionais abrigam atualmente 121 bairros que, historicamente, eram vilas isoladas ou mesmo municípios antigos que foram incorporados à capital em decorrência da expansão dos limites do município. Foi o que aconteceu com antigos municípios de Parangaba e Messejana. Desde 1997, a administração executiva da Prefeitura de Fortaleza está dividida em Regionais.
De 5,9% da população do Estado em 1872, chegando a 29,25% em 2021, o que totaliza 2.703.391 habitantes.
 

Páginas:
https://www.fortaleza.ce.gov.br/ 
https://www.facebook.com/PrefeituradeFortaleza
https://www.instagram.com/prefeituradefortaleza
https://twitter.com/prefeiturapmf
https://www.youtube.com/user/prefeiturafortaleza

Mais informações sobre Fortaleza no link https://www.uccla.pt/membro/fortaleza

 

Portugal

Fundão
(Como Membro Observador da UCCLA)

Local de terras férteis, onde a serra da Gardunha tem lugar de destaque, o Fundão é um concelho que encerra em si lugares mágicos, onde a história se mistura com a
imponência da natureza.
A diversidade dos seus solos permite a produção e a exploração de produtos endógenos de qualidade ímpar, onde o vinho tem um lugar de destaque, a par da cereja, do queijo, do azeite, do mel, dos cogumelos, dos enchidos, entre outros.
No Fundão, os produtos regionais evidenciam-se pela sua história e tradição. O saber- fazer, transmitido ao longo de várias gerações, leva à elaboração de produtos genuínos e de elevada qualidade numa gama de paladares únicos.
Os Vinhos da Beira Interior são únicos e de enorme qualidade e exemplo disso são os vinhos produzidos no concelho do Fundão, pela Adega Cooperativa do Fundão, pela Vinolive – Comércio Agro Industrial, LDA e pela Quinta dos Currais, com aromas e
paladares de qualidade superior e que têm vindo a ser reconhecidos através de vários concursos vitivinícolas no mundo.

Contatos:
https://www.cm-fundao.pt/
geral@cm-fundao.pt

Páginas:
https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao
https://twitter.com/CMFundao
https://www.youtube.com/user/MUNICIPIODOFUNDAO
https://www.instagram.com/fundao.turismo/

Mais informações sobre o Fundão no link https://www.uccla.pt/membro/fundao

 

Timor-Leste

Baucau
(Como Membro Observador da UCCLA)

Baucau (em tétum: Baukau) é a segunda cidade Timor-Leste, logo após Díli, a capital, da qual dista 122 km.
Baucau tem cerca de 16 mil habitantes, é sede do município do mesmo nome, localizado na zona oriental do país, e de um dos dois bispados de Timor-Leste. A Diocese de Baucau, criada em 30 de Novembro de 1996 por desmembramento da Diocese de Díli, tem à sua frente o bispo D. Basílio do Nascimento.
Nos tempos da colonização portuguesa Baucau chegou a chamar-se Vila Salazar.

Contatos:
Avenida Major General Taur Matan Ruak, Baucau, Timor-Leste
https://baucau.gov.tl

Mais informações sobre Baucau no link https://www.uccla.pt/membro/baucau

 


Ermera
(Como Membro Observador da UCCLA)

Ermera é um dos 13 municípios administrativos de Timor-Leste, localizado na zona central do país. Possui 117064 habitantes (Censo de 2010) e uma área de 746 km². A sua capital é a cidade de Gleno que fica 58 km a sudoeste de Díli, a capital do país.

Contatos:
Administração Municipal de Ermera
Email: ermera@municipio.gov.tl
https://ermera.gov.tl/pt/

Mais informações sobre Ermera no link https://www.uccla.pt/membro/ermera



Viqueque
(Como Membro Observador da UCCLA)

Viqueque (em tétum Vikeke) é uma cidade de Timor-Leste, 183 km a sudeste de Díli, a capital do país. A cidade de Viqueque tem 22 mil habitantes e é capital do município do mesmo nome.

Contatos:
Email: januario.soares@municipio.gov.tl
https://viqueque.gov.tl/pt/

Mais informações sobre Viqueque no link https://www.uccla.pt/membro/viqueque