A IX edição da Feira do Livro de Maputo irá decorrer nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 10 às 18 horas, nos Paços do Município, em Maputo, Moçambique. O maior evento literário da cidade de Maputo é organizado pelo Conselho Municipal de Maputo e conta com a parceria da UCCLA desde a sua primeira edição.
Sob o lema “Surge et ambula: a literatura na construção da cidadania”, o Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a UCCLA, Embaixadas de Brasil, Espanha, Portugal e Venezuela, Centros Culturais de Alemanha, Brasil, França e Portugal, instituições de ensino, livreiros, editores e diversas entidades públicas e privadas realiza pelo nono ano consecutivo a Feira do Livro de Maputo.
A Feira do Livro de Maputo tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e a escrita, popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura.
Promove e organiza atividades culturais, oficinas literárias, práticas lúdico-pedagógicas, palestras, sessões de autógrafos, exposição e venda de livros e encontros plurais de debate com escritores, bibliotecários, especialistas, alunos e professores, na promoção da leitura e da produção literária.
Em 2023, Rui de Noronha é o patrono do evento e Mia Couto é o escritor homenageado.
António Rui de Noronha, precursor da poesia moçambicana, irá receber, a título póstumo, a distinção autárquica Acácia Rubra, Medalha de Excelência, no dia 28 de julho pelas 17H no Salão Nobre dos Paços do Município.
A cerimónia de homenagem ao escritor moçambicano Mia Couto irá decorrer no dia 29 de julho, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Município.
Acompanhe o programa, com sessões online, através do link https://www.facebook.com/FeiradolivrodeMaputo/?locale=pt_PT