Imagem
Nova diretora-geral da CPLP
Publicado em 07-01-2014
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem uma nova diretora-geral, Georgina Melo, que irá substituir o guineense Hélder Vaz, em fevereiro.
De acordo com a nova responsável, uma das suas principais tarefas será o reforço da abertura da organização à sociedade civil e empresarial. Para atingir este objetivo, Georgina Melo explicou que será preciso intensificar as relações entre as empresas dos diversos países, entre as várias ONG e outros organismos da sociedade civil, para que o espaço da CPLP no futuro tenha mais trocas comerciais, sociais e culturais entre os povos.
Sobre um dos grandes temas que tem dominado a agenda da CPLP, a adesão da Guiné Equatorial, a nova diretora-geral da organização afirmou que "seguramente deverá ser tema da próxima cimeira".
O diretor-geral é recrutado entre cidadãos nacionais dos Estados membros, mediante concurso público internacional, por um prazo de três anos, renovável uma vez, por igual período, mediante a decisão do Comité de Concertação Permanente.
Economista, Georgina Melo atualmente coordena o Quadro Integrado Reforçado (QIR), que visa ajudar o comércio internacional nos países menos avançados. A economista, que também trabalhou em Timor-Leste como consultora, fez parte do anterior Conselho de Administração da Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV).