A partir do dia 15 de setembro, o Museu Nacional dos Coches irá receber a exposição "Brasília - Da utopia à Capital", que celebra os 62 anos da capital brasileira e faz parte do calendário oficial das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
A mostra - que já circulou por 12 cidades, entre elas Paris, Berlim, Moscovo, Londres e Roma, chega a Lisboa - estará patente até ao dia 30 de outubro, com entrada livre.
A exposição dá a conhecer as ideias, personagens e percursos históricos que levaram à criação de Brasília em 1960 e a transformaram em síntese do pensamento modernista brasileiro.
Concebida como obra de arte completa, a nova capital do Brasil representa a nova fase de interiorização do Poder Público do país, anteriormente concentrado na faixa litorânea.
A exposição Brasília - Da utopia à Capital é o resultado da extensa pesquisa de Danielle Athayde, na Fundação Ortega y Gasset, em Madrid, Espanha. A mostra circulou por 12 capitais, entre elas Paris, Berlim, Moscovo, Londres e recentemente Roma. A sua realização faz parte das comemorações do aniversário de 62 anos da cidade, completados em 21 de abril de 2022, e integra o calendário oficial das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
“Brasília - Da utopia à Capital'' exibe um acervo de aproximadamente 300 obras de arte e documentos, entre eles, maquetes de edifícios icônicos projetados por Oscar Niemeyer; desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa; esculturas de Maria Martins, de Bruno Giorgi e de Alfredo Ceschiatti; e fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier, Jean Manzon e Mário Fontenelle. As obras são provenientes de coleções brasileiras, públicas e privadas, dentre as quais o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e a Coleção Brasília - acervo Izolete e Domício Pereira. A Curadoria é de Danielle Athayde.
Catálogo Digital da exposição: https://drive.google.com/file/d/1plrxl2ASMTSCa7L3ev9gdDr81s9IMhrC/view?usp=sharing Catálogo bilíngue da exposição — inglês e português, 292 páginas — com textos, imagens e extenso memorial documental do projeto, estará disponível para baixar na página da artetude.com.br e www.brasiliamuseuaberto.com.br
Exposição: Brasília - Da utopia à Capital
Curadoria: Danielle Athayde
Local: Museu Nacional dos Coches
Morada: Av. da Índia, n.º 136, em Lisboa
Datas: de 15 de setembro a 30 de outubro de 2022
De terça a domingo - das 10 às 18 horas
Entrada livre