Museu das Notícias vai ser inaugurado no centro histórico de Sintra

Museu das Notícias vai ser inaugurado no centro histórico de Sintra

O NewsMuseum, espaço museológico dedicado às notícias e à comunicação, vai ser inaugurado dia 25 de abril, no centro histórico de Sintra (Membro Associado da UCCLA), em Portugal.
 
O futuro Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação vai ocupar as antigas instalações do Museu do Brinquedo, num imóvel que o município cedeu por 20 anos a uma associação criada por Luís Paixão Martins. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Basílio Horta.
 
"Creio que é uma inovação muito grande, não só pelos meios técnicos utilizados, mas essencialmente pelos conteúdos", comentou o durante uma visita aquele novo equipamento cultural, considerando que o museu "será uma grande mais-valia" não só para a vila mas também para o país.
 
O equipamento terá mais de 25 módulos temáticos distribuídos pelos três andares do edifício, que pretende recordar "episódios da história de Portugal e do mundo, através da sua cobertura jornalística" e com uma "abordagem interativa, que permite ao visitante não só ver como também ‘participar' nas estórias", explica uma nota do novo museu.
 
"Acho que o iArena, um ‘lounge' que é uma espécie de iPad, com 67 metros quadrados, tem alguma evolução tecnológica da nossa parte", destacou Luís Paixão Martins, acrescentando que a sala, com um ecrã ‘touch’" com uma visão a 360 graus, vai proporcionar "uma grande dose de interatividade".
 
O diretor do NewsMuseum, Rodrigo Moita de Deus, também apontou a sala como "a experiência mais espetacular", devido à "densidade de conteúdos" apresentados naquele espaço.
A sala possui áreas temáticas dedicadas aos jornalistas que se tornaram notícia, uma estante multimédia sobre comunicação, a descrição do Bairro Alto (Lisboa), onde antes se concentraram os principais jornais nacionais, e o "altar dos ‘media'" relacionado com Fátima.
 
Além de áreas dedicadas, entre outras, à "propaganda", "géneros" jornalísticos, "bad news", "mind games" e "guerras", os visitantes poderão observar equipamentos cedidos pela agência noticiosa portuguesa Lusa e a sua congénere espanhola EFE.
 
Uma réplica do estúdio da Rádio Clube Português, onde foi lido o comunicado do Movimento das Forças Armadas em 25 de abril de 1974, uma galeria de homenagem perpétua aos jornalistas e um espaço de realidade virtual sobre os futuros suportes de comunicação são outras secções.
 
O museu possui ainda um pequeno auditório e um espaço para emissões televisivas "em direto", áreas vocacionadas para as escolas, que Rodrigo Moita de Deus resume ter o objetivo de "fazer a literacia dos ‘media'" junto dos mais novos.
 
No final da visita, o NewsMuseum assinou um protocolo com o presidente da RTP, Gonçalo Reis, para a cedência de conteúdos da estação pública ao novo museu.
 
 
 
 
Publicado em 17-03-2016