O Município do Porto (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, criou um novo serviço, o Explore Porto, que desafia os cidadãos e visitantes a explorarem a cidade de uma forma diferente, pois, pela primeira vez, é disponibilizada numa plataforma única, informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse.
Este serviço foi criado para disponibilizar informação útil e fidedigna sobre mobilidade e pontos de interesse da cidade do Porto, garantindo, assim, a evolução de um sistema de informação planeada e estática para um baseado em informação em tempo real.
O Explore Porto é uma aplicação web, disponível a partir do endereço explore.porto.pt, que recorre a cerca de 1.000 dispositivos de sinalização espalhados pela cidade - os pontos/beacons azuis - para veicular informação sobre o local onde está colocado o ponto, seja esta informação de mobilidade ou de turismo. Desta forma, qualquer munícipe ou visitante que tenha um smartphone pode aceder, instantaneamente, a mais detalhes sobre o aquele local, podendo assim explorar as redondezas, bem como planear a melhor forma para se deslocar e visitar outros pontos na cidade.
O serviço destaca-se pela forma como a cidade se posiciona no processo de transição digital, procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra. Esta é uma tendência seguida pelas grandes cidades europeias, nomeadamente Helsínquia, Barcelona, Amesterdão, Antuérpia, entre outras, cidades com as quais o Porto tem estabelecido parcerias.
O Explore Porto é desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta do investimento do município, contanto ainda como apoio de fundos de múltiplos projetos europeus, nos quais a Porto Digital tem participado, o que reforça a sustentabilidade da iniciativa. O projeto contou, ainda, com o cofinanciamento do Turismo de Portugal e com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto.
Desde a sua génese, o projeto procurou ouvir e envolver a população portuense, num esforço de cocriação, sendo que através do próprio website continua a ser possível os utilizadores emitirem a sua opinião e proporem novos desenvolvimentos.