Morte de Agostinho Mendes de Carvalho

Morte de Agostinho Mendes de Carvalho

Ao tomar conhecimento do falecimento de Agostinho Mendes de Carvalho, a UCCLA curva-se perante a sua memória. 
 
Agostinho Mendes de Carvalho foi um patriota angolano que, desde a juventude, dedicou o melhor de si à causa da Independência de Angola tendo, após a declaração desta, tido funções de responsabilidade no partido a que pertencia, o MPLA, e chegando a ser membro do Governo durante vários anos com a pasta da saúde.
 
Personalidade multifacetada, foi também um escritor de referência angolano, com o pseudónimo de Uanhenga Xitu. Homem de pensamento livre teve, nos últimos anos, intervenções judiciosas e nunca subservientes.
 
Tendo adoecido de forma séria, há alguns meses, o Estado Angolano soube apoiá-lo, internando-o numa clínica conceituada na África do Sul. Infelizmente, a idade avançada não permitiu que continuasse mais tempo entre nós.
 

 
 
Agostinho André  Mendes de Carvalho nasceu em 29 de agosto de 1924, em Calomboloca, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, Angola. Enfermeiro de profissão, durante o regime colonial português, desenvolveu atividades políticas clandestinas, visando a independência de Angola.
 
Autor de diversos livros de ficção, sobretudo de contos, tendo recebido várias distinções. Entre os títulos publicados, destacam-se: Meu Discurso- "Mestre" Tamoda; Bola com Feitiço; Vozes na Sanzala (Kahitu); e "Mestre" Tamoda e Outros Contos.
 
Publicado em 14-02-2014