Morreu Rui Mingas
Imagem
Morreu Rui Mingas
Publicado em 04-01-2024

Rui Alberto Vieira Dias Mingas, músico, compositor, ministro e embaixador faleceu no dia 4 de janeiro, em Lisboa, com 84 anos. Nesta ocasião, a UCCLA endereça as mais sentidas condolências à família.

Antigo embaixador de Angola em Portugal (entre 1990 e 1995) e antigo Ministro do Desporto, Rui Mingas foi poeta, cantor e músico da resistência angolana. Proveniente de uma família de músicos, foi o autor da música do hino nacional de Angola e, juntamente com Manuel Rui Monteiro, concebeu a letra “Os Meninos do Huambo”.

De acordo com uma nota da embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus dos Reis Ferreira, “nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as minhas condolências na certeza de que o nosso País perdeu um dos seus mais ilustres filhos e na esperança de que o seu exemplo de distinto nacionalista inspire as atuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos nós”.


Rui Mingas nasceu a 12 de maio de 1939 em Luanda, conquistou em “2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores” e “em Portugal, foi também distinguido com o prémio Personalidade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacional Lusófono, em 2016”. Seis anos antes já tinha recebido o Prémio de Arte, Cultura e Letras da Academia Francesa de Educação.

Militante ativo do MPLA (Movimento Popular da Libertação de Angola, partido que está no poder desde a independência de Portugal, em 1975), musicou poemas de nacionalistas angolanos como Viriato da Cruz, Agostinho Neto, Mário António e António Jacinto, por exemplo, na Casa dos Estudantes do Império.

Mas Rui Mingas não era apenas um homem da cultura. “Foi também praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras [no Benfica], conquistando um recorde nacional de Portugal, em 1960”, diz ainda a embaixada.

Em 1979 assumiu, durante 10 anos, como ministro, a pasta “da Educação Física e Desportos, sendo o grande responsável pelo período pujante do desenvolvimento do desporto em Angola”, refere a embaixadora.
 

Fotografia: CNN Portugal