Imagem
Morreu o escritor brasileiro Rubem Alves
Publicado em 20-07-2014
Rubem Alves, um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, morreu dia 19 de julho, em São Paulo. A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) apresenta as mais sentidas condolências à família e ao povo brasileiro.
O escritor brasileiro Rubem Alves, com 80 anos, casado e com três filhos, nasceu a 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, e morava em Campinas há décadas.
O escritor publicou diversos artigos em jornais e revistas. Foi cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, académico, autor de livros infantis e até psicanalista, segundo a sua página oficial na Internet.
Filho de uma família protestante, Rubem Alves estudou teologia no seminário Presbiteriano do Sul, tendo sido pastor de uma comunidade presbiteriana no interior de Minas.
Como escritor distinguiu-se pela autoria de diversas obras infantis, como A volta do pássaro encantado e A pipa e a flor e escreveu ainda sobre teologia, filosofia, educação, além de crónicas.
É autor de Tempus fugit, O quarto do mistério, A alegria de ensinar, Por uma educação romântica e Filosofia da ciência.