Imagem
Morreu Mário Coluna
Publicado em 25-02-2014
O futebol português e mundial perde mais uma das suas figuras da história, Mário Coluna. A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) presta aqui a sua homenagem a Coluna, ao “capitão”, ao "monstro sagrado" como era apelidado e apresenta as sentidas condolências à família.
O médio internacional português não resistiu a uma crise cardíaca e faleceu no dia 25 de fevereiro, com 78 anos. Em pouco tempo, o Benfica e a seleção portuguesa perderam duas das maiores figuras do seu percurso e história. Depois de Eusébio, a 5 de janeiro de 2014, foi a vez de Mário Coluna sucumbir.
Coluna chegou ao Benfica em 1954, cumprindo o seu jogo de estreia a 5 de setembro, numa partida particular frente ao FC Porto. Seria o primeiro de um conjunto de encontros disputados ao longo dos 16 anos ao serviço da "águia”.
Mário Esteves Coluna nasceu a 6 de agosto de 1935, na Ilha da Inhaca, em Moçambique, onde passou a viver após a declaração da Independência do seu país natal. Iniciou a carreira no Desportivo de Lourenço Marques, na altura filial do Benfica. Com a alcunha de o “capitão”, Coluna foi uma das figuras de proa do Benfica.