Morreu José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola

Morreu José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola

O ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu, dia 8 de julho, aos 79 anos, num hospital em Barcelona. A UCCLA manifesta as mais sentidas condolências à família e ao povo de Angola.
 

Declarações do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, sobre a morte de José Eduardo dos Santos, na RTP 1

 

Chefe de Estado durante 38 anos, ainda hoje um dos que mais tempo ficou no poder no continente africano, Eduardo dos Santos foi gerindo o seu silêncio desde que deixou a presidência.
José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

José Eduardo dos Santos, conhecido como Zedu, nasceu em 28 de agosto de 1942 em Luanda. O seu pai, Eduardo Avelino dos Santos, era um pedreiro reformado e a sua mãe, Jacinta José Paulino, era doméstica. Em inícios da década de 1950, frequentou o Liceu Nacional Salvador Correia, na capital da Angola colonial portuguesa. Foi neste liceu (assim batizado em honra ao militar português que reconquistou Angola aos holandeses em 1648) que José Eduardo dos Santos começou a envolver-se em atividades políticas.
 

Mais informações sobre Morreu José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola

 

 

Publicado em 09-07-2022