O antigo primeiro-ministro angolano, deputado e ex-embaixador em Portugal Fernando José de França Van-Dúnem morreu, dia 12 de junho, em Portugal, aos 89 anos. A UCCLA expressa as mais sentidas condolências à família. De referir que o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, apresentou condolências à Embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira.
Desde jovem foi um anticolonialista que lutou pela independência de Angola. Estudou e licenciou-se em Direito em Portugal tendo militado nas fileiras do MPLA. Jurista brilhante acabaria conceituado professor catedrático. Como estudante universitário foi ativista da Casa dos Estudantes do Império (CEI), tendo, a convite da UCCLA participado na homenagem aos associados da CEI, de 2014 a 2016 - de destacar que, nessa homenagem, foram convidados pela UCCLA, a visitar a cidade de Lisboa, os Presidentes da República ou primeiros-ministros Fernando França Van Dúnem (Angola), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde).
Biografia:
França Van-Dúnem nasceu a 24 de agosto de 1934. Foi primeiro-ministro de Angola por duas vezes, entre 1991 e 1992 e de 1996 a 1999, vice-ministro das Relações Exteriores e ministro da Justiça.
O antigo deputado da bancada parlamentar do MPLA, presidiu à Assembleia Nacional (parlamento angolano) de 1992 a 1996.
Entre 1982 e 1986 foi embaixador de Angola em Portugal e Espanha, depois de ter desempenhado essas funções, entre 1979 e 1982, na Bélgica, Países Baixos e Comunidade Económica Europeia.
Foi também vice-presidente da União Africana e membro do Parlamento Africano e professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola.
(Fonte da biografia Expresso)