

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde anunciou, no dia 17 de fevereiro, que estão abertas as candidaturas para o Edital de Fomento às Artes, para o ano económico 2025, que abrange áreas como Artes Plásticas, Fotografia, Artesanato, Dança, Design, Moda, Música e Teatro.
Segundo o regulamento, o edital tem como objetivo fomentar as artes, a criação artística e as indústrias criativas. Os projetos culturais deverão ser enviados até 24 de março de 2025. O edital é aberto aos artistas, agentes, produtores nacionais e estrangeiros residentes no país. Para os candidatos com uma outra nacionalidade, devem possuir residência permanente no país e demonstrar um percurso ativo, por mais de dois anos, na cena artística e criativa nacional.
“Constitui objecto deste edital a selecção de projectos artísticos, a serem realizados no território nacional, para receberem apoio financeiro (para aquisição de bens, matéria-prima e equipamentos) ou institucional (cedência de espaço mediante concertação antecipado, Carta Conforto, Divulgação do Projecto nas Redes Sociais mediante concertação e obedecendo às normas gráficas) do MCIC, nas seguintes áreas: Artes Plásticas, Fotografia, Artesanato, Dança, Design, Moda, Música e Teatro”, indica.
O valor máximo a ser financiado por cada projeto, através do presente edital é de 150 mil escudos e será transferido para a conta bancária da empresa/associação ou do promotor individual.
A lista dos projetos selecionados e não selecionados, será divulgada na página Facebook e Instagram do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Fonte da notícia "Ministério da Cultura lança Edital de Fomento às Artes"