Homenagear a língua portuguesa e a união de várias culturas pelo mundo, através do artesanato, da gastronomia e da música foram os objetivos do Mercado da Língua Portuguesa, que decorreu nos dias 22 e 23 de julho, no Mercado da Vila em Cascais. O resultado foi muito positivo e já estamos a pensar na próxima edição! O Mercado terminou, mas contamos aqui tudo o que se passou.
A inauguração do Mercado da Língua Portuguesa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, da Ministra Plenipotenciária de Cabo Verde, Ana Pires, e da Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres.
Vídeo da inauguração e discursos
Entrevista ao Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho
Espaço do Mercado da Língua Portuguesa 2021
ARTESANATO |
---|
ANGOLA
Atelier da Gégé e Artesanato da Tété
Atelier da Gégé
Toalhas, vestidos e casacos feitos com tecidos angolanos, marcadores e tabuleiros com imagens angolanas. Bolsas feitas a partir de cápsulas de latas de refrigerantes.
https://www.facebook.com/Atelier-DA-G%C3%89G%C3%89-817938411915781
Contactos: +351 914 880 849
Artesanato da Tété
Peças de artesanato feitas em biscuit (massa de modelar), como bonecas africanas, íman para frigorífico. Marcadores de livros e pintura angolana.
https://www.facebook.com/artesanatonatercia
Contactos: naterciaalmeida52@hotmail.com |+351 966 454 106
Conheça melhor o Atelier da Gégé e Artesanato da Tété
Hongolo
Hongolo é uma marca da artista plástica Erika Jâmece. Bijuterias únicas e acessórios com toques bem pessoais. Pela sua criatividade e originalidade, Erika Jâmece é também conhecida como a “Rainha do Hongolo” que, em Kimbundo (língua falada no noroeste de Angola), significa Arco-íris. A marca Hongolo nasceu para estar representada em eventos e exposições e onde a artista concentra os “vários pontos de Angola, as suas províncias, o que usavam” e aplica em diferentes suportes, como brincos, camisolas, carteiras, pastas, colares, entre outros.
Conheça melhor a artista plástica Erika Jâmece - Jornal de Angola
https://www.facebook.com/ArcoirisErika11
https://www.facebook.com/jameceerika
https://www.facebook.com/erikart.jumpseller/
https://www.instagram.com/hongolo_erikajamece/
Contactos: jameceerika@outlook.pt | +351 960 429 022
Kandimba Design
Desde 2006/2007 que a artista plástica se dedica à recreação de diferentes desenhos que transmitem a cultura angolana e que são reproduzidos em cerâmica. Acessórios de moda, joalharia, vestuário, entre outros.
https://www.facebook.com/Kandimba.design
https://www.instagram.com/kandimba_design/
Contactos: kandimba.design@gmail.com | +351 960322 942 | +244 940 901 553
Conheça melhor a Kandimba Design
Patrícia Cardoso
Confrontada com a pandemia da Covid-19, a artista plástica Patrícia Cardoso reinventou-se e deu início a uma nova técnica de artesanato, com a pintura de tecidos e sua aplicação em malas, sacos, ténis, roupas.
https://www.facebook.com/pcatelier25
https://www.instagram.com/pcatelier/?fbclid=IwAR2lfx8pihca8FqJ4LMcZ-DZEuQpB6fbdcJJN0_oAJinb7g2sXaZYfhTp7E
Conheça melhor a Patrícia Cardoso
Tecidos Pretyles
A artista Manthima Neto apresentou-nos tecidos africanos e artesanato de Angola, como balaios e leques, malas e caixas.
https://www.facebook.com/Pretyles-101309965571604
https://www.instagram.com/pretyles/
Contactos:+351 965 831 084
Conheça melhor os Tecidos Pretyles
Brasil
Seja Arte
Pensando em sustentabilidade e aproveitamento de produtos, Ana Lúcia, criadora do Seja Arte, produz com originalidade acessórios com a utilização de cápsulas de café e o resultado são peças de bijutaria transformadas em anéis, fios e colares.
https://www.facebook.com/sejaarte.artesanatos
https://www.instagram.com/sejaarte.pt/
Contacto: contacto@sejaarte.pt
Cabo Verde
Artempalha
Um projeto 100% de Cabo Verde, Steve Espírito Santo criou a marca Artempalha, peças decorativas e esculturas em palha de milho e bananeira que retratam vivências e profissões de Cabo Verde.
https://www.facebook.com/artempalha
Contactos: artempalha870@gmail.com | +238 593 80 02
Por questões técnicas, não temos o vídeo do Artempalha. Será disponibilizado posteriormente.
Guiné-Bissau
Casa da Arte
Quadros pintados à mão, com tecidos e cores características da Guiné-Bissau. Trabalho bastante minucioso do artista Eleutério Martins.
Contactos: boaventura_1979@outlook.pt
Nimba Edições
A Nimba Edições tem como objetivo promover as obras de escritores no mercado internacional e nacional. Criada há pouco mais de um ano, já editou dezenas de livros de autores guineenses, angolanos e portugueses. Está presente em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. Apenas por curiosidade Nimba é a Deusa da Fertilidade.
https://www.facebook.com/Nimbartgallery/
https://www.instagram.com/nimba_edicoes/
Contactos: nimba.edicoes@gmail.com | +351 963 793 755
Por questões técnicas, não temos o vídeo do Nimba Edições. Será disponibilizado posteriormente.
Macau e Extremo Oriente
Fundação Casa de Macau
A Fundação Casa de Macau tem como objetivo promover e apoiar o estudo, conhecimento e divulgação de Macau, do seu passado, presente e futuro, através da cooperação e do desenvolvimento de atividades de caráter cultural, social, educativo, artístico e de benemerência. O diretor-geral da Fundação Casa de Macau é Mário Matos dos Santos.
https://www.fundacaocasamacau.pt/
https://www.facebook.com/fcmacau
https://www.instagram.com/fundacaocasamacau/
Contactos: fundacaocasamacau@fcmacau.pt | +351 213 223 440
Por questões técnicas, não temos o vídeo da Fundação Casa de Macau. Será disponibilizado posteriormente.
Moçambique
JAUA
Há cerca de 6 anos, a gestora Ana Lima resolveu dedicar-se à costura - aprofundando os seus conhecimentos na Lisbon Scool of Design, Modatex e Escola de Moda de Lisboa - e nasceu a marca JAUA, uma marca moçambicana que trabalha com as famosas capulanas (pano tradicional). JAUA é o nome dos membros da tribo, no norte de Moçambique (Niassa), a que pertencia a avó paterna de Ana Lima. A cultura matriarcal da tribo inspirou-a, a mulher como pilar, a força da tribo. A marca JAUA pretende valorizar a silhueta de todas as mulheres que desejem ter um visual único, com peças de roupa produzidas a partir das suas medidas, valorizando a sua imagem.
https://www.jaua.online/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100012517479774
https://www.instagram.com/jaua_atelier/
Contactos: geral@jaua.online | +351 211 956 376 | +351 914 081 850
Conheça melhor a marca JAUA
Padrinhos do Mundo, ONGD
Desde 2017, que a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Padrinhos do Mundo, espalham sorrisos a crianças carenciadas, bem como às suas famílias e comunidades, em Moçambique e em Portugal. O seu objetivo é chegar ao maior número possível de crianças e de famílias, independentemente do país, cor ou religião. A Padrinhos do Mundo tem por base 3 pilares de atividade: Programa de apadrinhamento, SOS famílias em Portugal e campanhas pontuais.
http://padrinhosdomundo.pt/
https://www.facebook.com/orgpadrinhosdomundo
https://www.instagram.com/padrinhosdomundo/
Contactos: geral@padrinhosdomundo.pt | +351 914 681 416 | +351 917 195 490 | +351 914 029 718
Conheça melhor a ONGD Padrinhos do Mundo
Portugal
3C's - Comunidades Criativas de Cascais
Com base na sustentabilidade, o projeto 3C's - Comunidades Criativas de Cascais tem por finalidade promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas comunidades. O primeiro passo é utilizar o desperdício/lixo cedido pelas empresas do concelho. Posteriormente, esses materiais são reutilizados e ganham uma nova vida com a criação de produtos únicos e originais. Este projeto é fruto da colaboração de diversas entidades e associações de Cascais.
https://www.facebook.com/3Cs-Comunidades-Criativas-de-Cascais-108928684736495
https://www.instagram.com/comunidadescriativascascais/
Contactos: comunidadescriativascascais@gmail.com
Conheça melhor o projeto 3C's - Comunidades Criativas de Cascais
Chicken Chic - Arts & Crafts
Chicken Chic nasceu de uma enorme paixão pelo artesanato e do prazer de criar peças únicas, feitas com amor, de pessoas para pessoas. O gosto por galinhas foi o pontapé de saída para a criação desta marca, que começou há cerca de 4/5 anos, onde os resultados são coloridas peças de artesanato como “travadores” de portas, espanta espíritos, porta-chaves, íman, aventais, sacos para o pão, entre outros. “É o meu mundo encantado das galinhas” refere a criadora desta marca, que lhes dedica muito tempo e carinho, permitindo, assim, que a capoeira fosse crescendo ao longo dos anos.
https://www.facebook.com/chickenchicartsandcrafts
https://www.instagram.com/chicken.chic.arts.crafts/
Contactos: chickenchicarts@gmail.com | +351 965 324 162
Conheça melhor a Chicken Chic - Arts & Crafts
Handsmadelove
Conceito que nasce a partir do ato de criação humana. De acordo com Paulo Veiga - mentor desta marca, com formação em design de equipamento e moçambicano de nascença -, “as mãos que fazem amor e geram peças” transformam pedaços de madeira em peças funcionais como talheres, cinzeiros portáteis, pratos, jarros, entre outros. Como estreia neste mercado, unindo versatilidade e criatividade, surge a linha “suspende” para colocação de vasos e, por sua vez, a vertic wall para jardins. O que gosto mesmo é de surpreender as pessoas e trazer algo de novo. Handsmadelove, onde o artesanato se funde com o design!
https://handsmadelove.pt/
https://www.facebook.com/handsmadelove
https://www.instagram.com/handsmadelove.pt/
Contactos: info@handsmadelove.pt | +351 939 835 346
Conheça melhor a Handsmadelove
MRS - Cerâmica contemporânea
Nascida no meio de azulejos e de pinceis, com a mãe e o avô dedicados à pintura, Maria do Rosário Santos deu início a esta travessia da cerâmica aos 50 anos. Tirou algumas formações e aprendeu, nas Caldas da Rainha, a conhecer e a manusear estes materiais. Fez, inclusive, um estágio no atelier do reconhecido artista plástico Querubim Lapa, um dos mais importantes ceramistas portugueses, com soluções tecnicamente inovadoras. Maria do Rosário Santos começou por fazer bijutaria - anéis, fios, brincos -, mas rapidamente expandiu o seu trabalho para outras peças, como as bonecas “as gordas”, chávenas, pratos, entre outros e, atenta à realidade atual, aos bolos covid.
https://www.facebook.com/mariadorosario.santos.581
https://www.instagram.com/mrs_ceramicacontemporanea/
Contactos: rosariosantos@netcabo.pt | +351 917 605 030
Conheça melhor a MRS - Cerâmica contemporânea
Patucha
A pensar nos mais jovens nasceu a marca Patucha. Uma ideia pensada há 16 anos por Sónia Alves, mas mais consolidada há 3 anos por insistência de amigos e familiares. A marca tem vindo a crescer com diversos artigos em tecido, como ganchos, bandoletes, fitas e laços para o cabelo, bijutaria diversa para crianças. O nome Patucha vem da memória da sua infância e a imagem da marca é uma “avestruz tonta” como carinhosamente afirmou Sónia Alves.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100057063565903
https://www.instagram.com/patucha_2/
ReCreate Portugal
Criada em 2013, por Carla Lopes, a marca ReCreate tem como matéria-prima as lonas publicitárias que são reutilizadas para criar peças únicas e sustentáveis, como carteiras, malas, almofadas para cadeiras, tapetes, entre outros. Este projeto reside no aproveitamento de materiais já existentes, e que são colocados no lixo, tornando-os em objetos úteis. Poderá visitar o primeiro atelier da marca ReCreate, em Lisboa, a partir de 22 de agosto.
https://www.recreate.pt
https://www.facebook.com/Recreate.portugal
https://www.instagram.com/recreate.pt/
Contactos: info@recreate.pt | +351 211 518 804
Conheça melhor a ReCreate Portugal
Torcer Ideias
Um projeto da mãe Etelberta Oliveira, mentora do Torcer Ideias, e do filho Miguel Oliveira que nasceu há 8 anos, de tecelagem artesanal e manual. Com um tear de dois quadros de alavancas, cada peça é criada com a morosidade e o rigor que a arte da tecelagem assim o exige. Com o recurso a padrões nacionais e tradicionais, mãe e filho zelam pela defesa de uma arte, pouco utilizada, e pela criação de peças únicas e originais, como as écharpes, golas, entre outras. Torcer Ideias tem o reconhecimento de Unidade Produtiva Artesanal (UPA) com a chancela do PPART - Programa para a Promoção dos Ofícios e Micro-empresas.
http://torcerideias.etsy.com/
https://www.facebook.com/TorcerIdeias
https://www.instagram.com/torcerideias/
Contactos: torcerideias@gmail.com | +351 966 824 519
Por questões técnicas, não temos o vídeo da Torcer Ideias. Será disponibilizado posteriormente.
São Tomé e Príncipe
Mén Non - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal
Com vista a contribuir para o propósito da Mén Non - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal, foi criada a marca N2K de moda. A conjugação de materiais europeus e africanos resulta na criação de peças diferenciadas e originais.
www.facebook.com/mennon.associacao
www.facebook.com/n2kmoda
https://www.instagram.com/mennonassociacao/
https://www.instagram.com/n2kmoda/
Contactos: n2kinformacao@gmail.com | +351 933 079 605
Por questões técnicas, não temos o vídeo da Mén Non - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal. Será disponibilizado posteriormente.
GASTRONOMIA |
---|
Angola
Batata Doce
Isabel Jacinto, responsável pelas delícias do Batata Doce, veio de África na época da Guerra Colonial. Quando pequenina chamavam-lhe batata doce, devido a ter bochechas grandes e por estar sempre a sorrir. Sempre disse que aos cinquenta anos gostaria de ter um espaço... o Batata Doce é esse espaço.
Conheça melhor a Batata Doce - DW
Era uma vez…. a história de Isabel Jacinto e da Batata Doce – Jorge Taylor
https://www.facebook.com/batatadocelisboa
https://www.instagram.com/isabelbatatadoce/
Contactos: isabelsabetaobem62@gmail.com | +351 964 717 152
Morada: Rua São João da Mata, n.º 56 A, Lisboa
O Calulú da Raquel
A pandemia deu a volta à vida da Raquel Almeida - uma artesã de sabonetes artesanais - que, de um momento para o outro, ficou sem trabalho. Arregaçando as mangas, criou a marca O Calulú da Raquel, com entregas ao domicílio, com comida tipicamente angolana. Para o mercado trouxe os quitutes de Angola (doces típicos angolanos) à base de amendoim, cocô, micondes.
https://www.instagram.com/o_calulu_da_raquel/
Contactos: euriraquel@hotmail.com
Conheça melhor O Calulú da Raquel
Brasil
Sweet Mulata / Maria Caipirinha
Maria Helena Gomes Pessoa, conhecida como Leninha, arranjou uma maneira de transmitir a sua energia positiva através dos seus produtos, criando assim a Sweet Mulata, em 2012. Além dos seus deliciosos bolos, salgados, doces e chocolates, aprimorou com muito amor a arte do brigadeiro tradicional e gourmet. No mercado, os visitantes tiveram uma escolha bastante diversificada da cultura brasileira como coxas, pão de queijo, pamonha (quitute brasileiro), brigadeiros, coral de milho, entre outros.
http://www.sweetmulata.com/
https://www.facebook.com/sweetmulata2010
https://www.instagram.com/sweetmulatabrigadeiros
https://www.instagram.com/forminhas.sm/
https://www.instagram.com/mariacaipirinha.pt/
Contactos: leninhasweetmulata@gmail.com | +351 965 592 692
Conheça melhor a Sweet Mulata / Maria Caipirinha
Via Creperia
Movidas pela vontade de levar às pessoas os sabores irresistíveis dos crepes, através de produtos diferenciados, com qualidade, práticos e saborosos, em 2015, foi criado o Via Creperia Street Food. Do Brasil vieram os originais crepes no palito, uma variação do crepe tradicional, feita com massa mais consistente e servidos de forma prática e divertida. Com versões doces e salgadas e recheios saborosos, os crepes no palito conquistaram muitas pessoas.
https://www.facebook.com/viacreperia
https://www.instagram.com/viacreperia/
Contactos: viacreperia@gmail.com | +351 915 581 354
Conheça melhor a Via Creperia
Cabo Verde
Morabeza
Morabeza significa "Amor e Beleza" (a arte de bem servir) e dá a conhecer a comida africana, em especial foco para a gastronomia cabo-verdiana. Os visitantes do mercado saborearam a famosa cachupa, pastéis de milho e massa tenra, pastéis de bacalhau, chamuças, doce de cocô, assim como algumas bebidas típicas, como a cerveja Strela, ponches diversos e grogues.
https://www.facebook.com/laura.pina.5473
https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-Snack-Bar-Laura-105787601270632
Contactos: +351 968 140 705
Conheça melhor a Morabeza
Diáspora
World Masala - Comida com ( C ) Alma
O chef Edgar Bragança trouxe ao Mercado da Língua Portuguesa comida exótica caseira oriunda de 12 regiões do mundo, como Brasil, Goa, Índia, Indonésia, México, Moçambique, Nepal, Paquistão, entre outros. As iguarias levadas foram as famosas chamuças, achares (picle indiano), paparis, sementes digestivas, chutney verde (de Goa), acepipes, bebinca, entre outros.
http://www.worldmasala.pt/
https://www.facebook.com/Comida.com.C.alma
https://www.facebook.com/World.Masala
Contactos: encomendas@worldmasala.pt | +351 936 810 690
Conheça melhor a World Masala - Comida com ( C ) Alma
Goa
Comida Goesa by Tessa
Para os amantes da comida goesa, foi possível saborear, no mercado, 3 produtos chave: chamuças com massa estaladiça, caril de camarão e a bebinca. Mas outras iguarias foram, igualmente, consumidas e compradas, como o chutney de ananás, molho do caril de Goa e o vindalho de porco.
http://www.comidagoesa.pt/
https://www.facebook.com/comidagoesabytessa
Contactos: comidagoesa@gmail.com | +351 914 950 157
Morada: Rua Cândido dos Reis, n.º 200 | 2780-212 Oeiras, Portugal
Conheça melhor a Comida Goesa by Tessa
Guiné-Bissau
Guiné no Coração
Em representação da Guiné-Bissau estava Milena Barreto que trouxe a gastronomia característica do seu país, um pouco apimentada, como o chabéu de galinha com óleo de palma (ou moamba angolana) e a galinha cafriela. Havia, também, pastéis de massa tenra e feijoada transmontada ou portuguesa.
https://www.facebook.com/milena.barreto.399
Conheça melhor a Guiné no Coração
Moçambique
Guli - Achares e Picantes
A Guli Picantes é uma marca de picantes e achares. De uma tradição milenar oriunda de Gujarat, na India, emanam os aromas e picantes da Guli. A pedido de amigos e familiares nasceu a ideia de confecionar os picantes e achares, tradição que passou de geração em geração. Os Picantes Guli oferecem ainda uma vasta gama de iguarias indianas, entre as quais, os aperitivos, gathiya, chevró, chamuças, rotli, papari, gira puri e ainda os famosos doces barfi, monthar, ladoo, penda, jelebi e badam halwa. No mercado, e para os mais gulosos, havia bolo de amendoim, bolo de banana, bolo de laranja com cocô e paracuca.
https://www.facebook.com/GuliPicantes
https://www.instagram.com/guli_picantes/
Contactos: gulindiaky@gmail.com | +351 962 442 234 | +351 966 220 844
Conheça melhor a Guli - Achares e Picantes
Sacco Restaurante
Localizado num dos bairros de Lisboa, o Sacco Restaurante, com pouco mais um ano de existência, tem como confeção a comida tradicional portuguesa. Gradualmente tem vindo a incluir a gastronomia moçambicana, na sua ementa, e foram essas iguarias que deu a conhecer no mercado, como matapa, arroz de cocô, lulas e gambas, assim como a cerveja 2M.
https://www.facebook.com/SaccoRestaurante
https://www.instagram.com/saccorestaurante/
Contactos: restaurantesacco@gmail.com | +351 218 035 671
Morada: Rua do Saco, n.º 52 | 1150-284 Lisboa, Portugal
Conheça melhor o Sacco Restaurante
Portugal
Aromáticas do Cávado
Projeto iniciado em 2010, as Aromáticas do Cávado dispõem de uma vasta gama de plantas medicinais, chás, flores secas, especiarias e condimentos de qualidade, que visam sobretudo desfrutar de novos sabores, facilitando a experiência e o conhecimento de receitas de outros países.
www.aromaticasdocavado.com
https://www.facebook.com/aromaticasdocavado/
https://www.facebook.com/AlfazemaLavanda/
Contactos: aromaticasdocavado3@gmail.com | +351 969 547 101
Morada: Rua de St Eugénia, n.º 177, Rio Côvo - St Eugénia | 4755-460 Barcelos, Portugal
Conheça melhor as Aromáticas do Cávado
Fora da Casca - Caramelizados e Salgados
Trata-se de uma marca de produtos artesanais, nomeadamente do queijo de figo (receita tradicional algarvia), pipas caramelizadas, amendoim, amêndoa, recheados de tâmaras e de figos. Fora da Casca é o nome fantasia da empresa, dedicado ao comércio de frutos secos, frutas desidratadas, frutas recheadas com frutos secos, frutos secos caramelizados, frutos secos chocolatados, torrão de alicante e queijo de frutas com frutos secos.
http://www.foradacascacaramelizados.com/
https://www.facebook.com/ForadaCascaCaramelizadosPT
www.instagram.com/foradacascacaramelizados
Contactos: foradacascacaramelizados@gmail.com | +351 962 681 150
Conheça melhor o Fora da Casca - Caramelizados e Salgados
Restaurante Típico Ilha da Madeira
Se é amante das iguarias típicas da Ilha da Madeira, este é o local indicado para saborear as especialidades mais conhecidas e deliciosas da ilha, pelas mãos da Dona Maria, madeirense de gema e proprietária do espaço. No mercado era possível conhecer o prego no bolo do caco, picadinho à ilha, carne em vinha alho, bolo do caco, queijadas da Madeira e bolos de mel.
https://www.facebook.com/oilhadamadeira/
https://www.instagram.com/oilhadamadeira/
https://www.linkedin.com/company/restaurante-t%C3%ADpico-ilha-da-madeira/
Contactos: reservas@oilhadamadeira.pt | +351 213 866 453 | +351 964 970 002
Morada: Rua Campo de Ourique, n.º 33 | 1250-059 Lisboa, Portugal
Por questões técnicas, não temos o vídeo do Restaurante Típico Ilha da Madeira. Será disponibilizado posteriormente.
Sr. Mel Cavalheiro
É a marca de mel regional do apicultor António Cavalheiro, que vende vários produtos provenientes da colmeia tais como mel, pólen (superior ao mel), geleia real (produto impar da colmeia, pois é o alimento permanente da rainha) e própolis (cicatrizante e analgésico). “Andamos sempre atrás das flores, para termos vários tipos de mel, que dá a cor e paladar diferente” refere António. Atualmente, já se produz cosmética, essencialmente à base da geleia real, sabonetes, ceras e velas.
www.facebook.com/srmelcavalheiro
Contactos: melcavalheiro@gmail.com | +351 966 068 724
Conheça melhor o Sr. Mel Cavalheiro
São Tomé e Príncipe
Mén Non - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal
A Mén Non (nossa mãe) - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal nasceu no dia 22 de setembro de 2010. É constituída por um grupo de mulheres, que pretendem intervir socialmente e apoiar as mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal e no mundo. Prima pela igualdade de oportunidades e direitos entre e mulheres e homens.
www.facebook.com/mennon.associacao
www.mennon.org
Por questões técnicas, não temos o vídeo da Mén Non - Associação da Mulher de São Tomé e Príncipe em Portugal. Será disponibilizado posteriormente.
MÚSICA |
---|
Angola
Afro Semba
Conheceram-se através do Facebook, há cerca de 2 anos, Kota Carlão e Zé Comando formam os atuais Afro Semba. A música foi o elo de ligação desta dupla que se juntou há cerca de um ano e meio. Ambos de Angola começaram a tocar por brincadeira e rapidamente formaram uma dupla que não deixa ninguém indiferente, onde a boa disposição é sempre o principal ingrediente e o reportório musical é muito versátil - como os próprios referem, tocam “músicas do mundo”. Zé Comando já tocou com muitos músicos, de renome, em Angola. Kota Carlão - técnico superior de construção civil de profissão, mas atualmente apenas músico - já fez parte da anterior versão dos Afro Semba, juntamente com um guitarrista e um teclista, estando ligado à música há cerca de15 anos.
A dupla atua, aos sábados ao almoço, no Restaurante Gingolé, em Odivelas, e aos domingos ao almoço na Galeria Luso África, no Prior Velho. Por ser um espaço pequeno, o Restaurante Pátio de Santa Maria, em Loures, recebe às sextas e sábados, à noite, apenas o músico Kota Carlão.
Kota Carlão:
https://www.facebook.com/karinguiri
https://www.instagram.com/karinguiri/
http://www.youtube.com/carlao901
Contacto: +351 918 394 529
Zé Comando:
https://www.facebook.com/ze.comando
https://www.instagram.com/zecomando/
Veja e ouça os Afro Semba no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 22 de julho de 2021
Brasil
Djâmen
Músico e compositor nascido no Brasil, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Homem negro em resgate ancestral. Ser humano em jornada de aprendizagem mundo a fora. Vejo música nas coisas e faço das coisas música. É nela que as minhas vivências e imaginário se encontram. Como eu, a minha arte é uma metamorfose de estilos e texturas. É assim que se define Djâmen, artista radicado em Portugal, co-vencedor do Prémio Latin Grammy Awards, em 2018, que recentemente tem lançado ao mundo o seu trabalho autoral. Com uma linguagem musical vanguardista, ele se considera parte do movimento afrofuturista que representa a união do resgate ancestral com o novo.
https://www.facebook.com/Djamenn
https://www.instagram.com/dja_men/
https://linktr.ee/dja_men
https://open.spotify.com/artist/3Bfn9QsnUm8EzNZZd55Mq4
https://soundcloud.com/djamenfarias
Contactos: nemajd@gmail.com
Veja e ouça Djâmen no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 22 de julho de 2021
Viva o Samba
O projeto musical Viva O Samba foi fundado, em 2015, pelos músicos brasileiros Cícero e Humberto Matheus, com o propósito de promover um pouco da cultura musical brasileira em terras lusas e reunir família, amigos e público ao redor de uma autêntica roda de samba onde todo mundo se olha, dança e canta junto. Além dos frequentadores de costume, centenas de turistas das mais variadas nacionalidades são atraídos todos os domingos pela alegria democrática e contagiante do samba. Estima-se que, nos últimos 5 anos, mais de 50 mil pessoas já tenham participado da roda de samba mais famosa de Lisboa.
https://www.facebook.com/vivaosambalisboa
https://www.instagram.com/vivaosambalisboa/
https://www.youtube.com/channel/UCF0GoYu0qZI45Vn2Bu1ww4A
Contactos: vivaosambalisboa@gmail.com
Veja e ouça os Viva o Samba no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 22 de julho de 2021
Cabo Verde
Sons da Fala - Jair Pina
Jair de Pina é o nome artístico de Paulino Baptista de Nunes Pina. Um crioulo nascido na cidade da Praia, nos inícios da década de 60. Desde cedo começou a trabalhar, na sua terra natal, mas o futebol fez com que a deixasse e viesse viver para Portugal, há cerca de 36 anos. Mas o destino trouxe-o e, em boa hora, para a música. Músico de profissão, Jair é um bom conhecedor do manuseamento de inúmeros instrumentos de percussão e toca-os de forma muito própria e sentida. O seu espírito criativo e o seu caráter dedicado fizeram com que trabalhasse com as vozes mais emblemáticas de Cabo Verde, mas também com os mais recentes cantores e compositores das terras da Morabeza. Com a maior dignidade, este profissional inquieto leva a sua música aos quatro cantos do mundo como só ele sabe fazer. Recentemente, já em 2021, gravou para o cinema francês alguns temas daqueles “dez grãozinhos de terra” e participou nas comemorações dos 50 anos de carreira de Carlos Alberto Moniz. A música das suas origens e do mundo respira nele e faz respirar este seu exímio executante.
https://www.facebook.com/jair.pina
https://www.instagram.com/jairdepina/
https://www.facebook.com/Djairsound-808289579280107
Contactos: djairsound08@gmail.com
Veja e ouça Sons da Fala - Jair Pina no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 23 de julho de 2021
Zezé Barbosa
Cantor, instrumentista (cordas), produtor e compositor. José Pedro Vieira Barbosa nasceu em 1962, em Cabo Verde, Ilha de Santiago, Porto Ribeira da Barca. Avós paternos da Ilha do Fogo e Pai da Ilha da Brava. A sua infância foi vivida em Angola até os anos 70 onde, com sua mãe, rumou apenas com 1 ano. O despertar para a música cedo se apoderou de si, pois, já com os amigos de infância tentava dar cor as notas na viola de lata. Regressando a Cabo Verde anos mais tarde, o reencontro com a terra que o viu nascer e alojada em seu coração teve o impacto fulcral em sua vida. A paixão pela música fez com que tivesse que tocar muitas vezes escondido e na companhia de Deus. Regressou a Portugal nos anos 80 para embarcar para Holanda a pedido de seu irmão mas tudo se altera quando convidado a integrar no grupo Tulipa Negra. A partir de então o guitarrista canhoto conhece a outra face do panorama musical, viajando com o grupo pela Europa. Tendo feito outros trabalhos como parte integrante da banda de várias casas noturnas da Lisboa Africana (Lontra, Ritz Club, Monte Cara, Beleza entre outras). Acompanhando artistas de renome (Bana, Cesária Évora, Vitorino Salomé, entre outros). O ponto de viragem do seu percurso musical acontece precisamente no Ritz Club a convite do músico Vitorino Salomé canta pela primeira vez. Na Associação Caboverdeana de Lisboa como refere de segunda casa, começa a cantar Morna sob a luz do Sol nos almoços dançantes e onde permanece até aos dias de hoje. Gravou o primeiro CD (1995) Kal é bu sonho e começa a digressão (Moçambique, Portugal, Cabo Verde e África do Sul). Um beijo di bó (2014) retrata a forma como se apresenta em palco, um trabalho acústico mais tradicional. Mornas d’sodade (2018) lembrando poetas da nossa terra saudosa.
https://www.facebook.com/musicozezebarbosa
https://www.instagram.com/musicozezebarbosa/
https://zezebarbosa1.weebly.com/
Contactos: musicozezebarbosa@hotmail.com | +351 967 324 404
Veja e ouça Zezé Barbosa no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 23 de julho de 2021
Guiné-Bissau
Guto Pires e Maio Coopé
Guto Pires
Cantor multifacetado, criador de temas sobre África, Guto Pires é um observador atento do mundo que o rodeia, aliás fonte para a sua inspiração. É natural da Guiné-Bissau e fixou-se em Portugal no final dos anos 70. Pires integrou diversos projetos, dos quais avulta o "Issabary", grupo de que foi cofundador e participou nos coletivos "Sons da Lusofonia" e "Sons da Fala", grupos que integram entre outros, Sérgio Godinho, Vitorino, Filipa Pais e Rui Veloso. O conhecimento da world music e da música africana em particular marcaram profundamente a personalidade do artista enquanto compositor e intérprete. Ao longo da sua carreira, Guto Pires definiu uma estética musical própria, incorporando nas suas criações a dimensão polifónica, presente na cultura do seu país, uma herança que o artista faz questão de preservar, abrindo assim, um campo sempre renovado de intervenção para as futuras gerações de músicos guineenses. Internacionalmente Guto Pires já atuou no Brasil, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Holanda, França, Bélgica e realizou concertos em salas de prestígio em Antuérpia, Roterdão, Utreque e Amesterdão tendo obtido um êxito assinalável.
https://www.facebook.com/GutoPires.Oficial
https://www.instagram.com/gutopires3/
https://www.youtube.com/channel/UCKbNIiu2iWaE60PSJWGWe5A
Contactos: gutopires.producao@gmail.com | gutopiresmusico@gmail.com |+351 933 523 826
Maio Coopé
Maio Coopé fundou o seu grupo Djumbai Djazz corria o ano de 1999, em Lisboa, como um projeto de pesquisa intencionado a revisitar os ritmos ancestrais na sua história pessoal com a sua Guiné-Bissau natal. Djumbai Djazz centrou-se assim em estilos tradicionais guineenses como o Ngumbé, Brocxa e Djambadon, mas o repertório da banda denota a influência de outras sonoridades da África Ocidental, revelador da vontade do seu líder em oferecer uma proposta consequente com a perspetiva de Maio sobre o que lhe interessa ser a expressão de um músico imigrante africano lusófono em Lisboa na atualidade, tendo em conta a diversidade do público para o qual toca regularmente. Apresentou-se na União Soviética em 1977 e 1980. Fez espetáculos em Amesterdão (Tropmuseu), Roterdão (Paradiso) e Estocolmo (Tropicana). Com os Gumbezarte, trabalhou a sua música depois de uma extensa pesquisa sobre a cultura musical das várias etnias do seu País e junto ao Canadense Silvam Panatom, registou as suas canções.
https://www.facebook.com/maio.coope
https://www.facebook.com/mmaiomaio
https://www.instagram.com/maiocoope/
Contactos: maiogumbe@hotmail.com
Veja e ouça Guto Pires e Maio Coopé no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 23 de julho de 2021
Moçambique
Banda Kafé Kafé
Banda Kafé Kafé teve origem em Portugal, oriunda da banda Trópico que, no ano 1990, dá lugar á banda Kafé Kafé que segue o projeto iniciado em Moçambique, pela Família Deep. O desejo de continuar a divulgar tanto quanto possível a música de Moçambique e a sua cultura com os três músicos que compõem a banda, atualmente, levando a todos as maiores e melhores alegrias e momentos de lazer e prazer com um grande Kanimanbo!
https://www.facebook.com/Kaf%C3%A9-Kaf%C3%A9-1543896109209740/?ref=page_internal
Veja e ouça a Banda Kafé Kafé no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 23 de julho de 2021
Portugal
José Barros
Cantor, músico e produtor na Navegante, desde 1992. Grupo de música portuguesa criado por José Barros em 1993, dedicado ao canto polifónico português, aos instrumentos tradicionais de corda, aos ritmos tradicionais e populares, através da originalidade que emerge das cantigas que José Barros compõe. Mais de 25 anos a cantar Portugal no mundo inteiro!
https://www.jbnavegante.com/
https://www.facebook.com/jbnavegante/
https://www.linkedin.com/in/jose-barros-a1456357/?originalSubdomain=pt
Contactos: info@navegante.pt | +351 969 022 744
Veja e ouça José Barros no Mercado da Língua Portuguesa, no dia 22 de julho de 2021
São Tomé e Príncipe
Anastácia Carvalho e Tonecas Prazeres
Anastácia Carvalho
Anastácia Carvalho é cantora, maestrina, compositora de origem são-tomense, nascida em Angola, Luanda. Canta profissionalmente desde o ano de 2000, com um percurso musical com influências de gospel, blues, jazz, soul, reggae, funk, pop, música africana. Tem colaborado com artistas como Madonna (Madame Tour), Orquestra de Batukadeiras de Cabo-Verde, Rui Veloso, Bonga, Costa Neto, Filipe Santos, Tonecas Prazeres, Tabanka Djaz, Karyna Gomes, Selma Uamusse, Mercado Negro, entre outros. Em 2006, participou no curso de Voccalizes para grupo coral e maestros no Instituto Piaget em Almada, Iniciou também os estudos de Jazz na escola JB Jazz em Lisboa em 2014. Dirige, atualmente, o grupo coral gospel Collective. No seu projeto a solo Anastácia apresenta uma fusão entre os vários estilos que formam o seu universo musical, com destaque para a divulgação dos ritmos e línguas faladas nas ilhas de São Tomé e Príncipe, bem como Angola.
https://www.facebook.com/anastacia.carvalho.5
https://www.instagram.com/anastacia_carvalho_music/
Tonecas Prazeres
… da ilha do Príncipe para o mundo! Cantor, compositor, intérprete e guitarrista. Nasceu na Ilha do Príncipe em maio de 1963. Tendo vivido a sua infância entre São Tomé e Príncipe e Angola. Oriundo de uma família onde a música se fez sempre presente. Aos 16 anos iniciou a sua carreira musical cantando e tocando (guitarra) no grupo de jovens “Canucos das Ilhas Verdes”, com Kalú Mendes e Vizinho, sob a orientação do maestro Felício Mendes. Em 1984 vem para Lisboa para estudar Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico, curso que não chegou a concluir, pois a música falou mais alto. Assumiu em 1990 a sua carreira a solo, com a participação num grande concerto na Aula Magna, em Lisboa, ao lado de Rui Veloso e Mariza, com o Projeto Dêxa. Teve várias participações em projetos musicais com vários artistas da lusofonia e tem também, representado o seu país, em vários concertos em Portugal e no estrangeiro. Do seu palmarés destacam-se as várias participações em representação do seu país, como no festival Cantos na Maré em Fortaleza, Brasil (setembro de 2009). Dos seus trabalhos de originais, destacam-se os temas: Sant City e Fia Ibiba (estilo dexa) que define o seu perfil musical e o projeto que tem desenvolvido de promoção e divulgação da música são-tomense. A nossa língua nossa música, Brasil (abril 2010); City of London Festival, Londres (junho 2010); Concerto da Lusofonia, Assembleia da República Portuguesa, Lisboa (abril 2015); African Day China Taiwan (maio 2015); Festival Musica da CPLP, Timor-Leste (julho 2015); Festival da Lusofonia de Macau (outubro 2016); Festas do Mar, baía de Cascais (agosto 2018), Concerto em Libreville-Gabão com a participação do cantor são-tomense “Gapa” (abril 2019), entre outros. Após 25 anos de carreira, Tonecas Prazeres lança, em 2015, o seu último trabalho discográfico “Tonecas Prazeres & Afro Vungo Project”, abraçando o desafio de trazer para a atualidade a música étnica de São Tomé e Príncipe (socopé, ússua, dexa, bula-uê, puita e rumba) com outras influências musicais que teve ao longo da sua carreira, tais como o jazz, reggae, salsa, blues entre outros; bem como a reedição de músicas de grandes compositores do repertório são-tomense dos anos 60, 70 e 80. O álbum contou com participações especiais de Luís Represas no tema “Voar Para Ti” (poema do jornalista e locutor João Pedro Martins) de Don Kikas no tema “Lobito”, do saxofonista Otis, do cantor e guitarrista Filipe Santo, bem como o músico e coprodutor Costa Neto. Autor do poema “Mundos Diferentes, Todos Iguais” que dá voz aos problemas da crise da pandemia da Covid-19, com música de Mingo Rangel e Paulo de Carvalho. O vídeo clip "Mundos diferentes, todos iguais" foi lançado no dia 14 de maio 2021, na UCCLA e contou com a participação de 21 artistas... Ana Lains, Anastácia Carvalho, Biah Vasconcelos, Calema, Costa Neto, Dany Silva, Don Kikas, Dimitri, João Gil, Kalú Ferreira, Karina Gomes, Luís Represas, Mário Marta, Mikas Cabral, Mike Trovoada, Mingo Rangel, Paulo de Carvalho, Remna, Stewart Sukuma, Tito Monteiro, Virgílio Gomes, Zé Barros e Zé Camarada.
https://www.facebook.com/tonecas.prazeres.1
https://www.facebook.com/tonecas.prazeres
https://www.instagram.com/tonecasprazeres_oficial/