Maputo recebe prémio “Arquivo Melhor Organizado”
Imagem
Maputo recebe prémio “Arquivo Melhor Organizado”
Moçambique | Maputo
Publicado em 12-11-2014

O Conselho Municipal de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, recebeu, no passado dia 1 de agosto, o prémio “Arquivo Melhor Organizado”, eleito o 1.º classificado pelo Ministério da Função Pública, a nível nacional.

A distinção aconteceu na sequência da Campanha Nacional de Avaliação de Documentos na Administração Pública 2013-2014, em 9 de junho de 2013, que tinha como objetivo contribuir para a redução do volume de documentos acumulados (e que já tenham ultrapassado o prazo de conservação determinado pela Tabela de Temporalidade de Documentos), nas diferentes Instituições Públicas a nível nacional, de modo a permitir a correcta organização de arquivos intermediários, segundo as normas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Arquivos.

Para a UCCLA é muito importante o reconhecimento das ações que o Conselho Municipal de Maputo tem vindo a desenvolver para a manutenção dos seus arquivos organizados, através do Departamento de Arquivo, Documentação e Biblioteca, permitindo, deste modo, a preservação da memória institucional e garantindo a disponibilização da informação, aos utilizadores internos e externos, em tempo útil.

Relembra-se a colaboração da UCCLA com o Conselho Municipal de Maputo no âmbito do Projeto LER.

Para manter este lugar de destaque, o Conselho Municipal considera que são enormes os desafios e as perspetivas que irão ter, com vista a melhorar cada vez mais, o atendimento e a harmonização dos procedimentos administrativos em termos de produção, registo, classificação, tramitação, controlo, arquivamento e recuperação de documentos associados às novas tecnologias.

Com efeito, este é um incentivo para que se continue a implementar de uma forma conjunta, as boas práticas sobre a preservação da memória institucional e o acesso célere à informação na Administração Pública.

No dia 5 de novembro comemorou-se este prémio, com a presenca da Ministra da Função Pública e o presidente do Conselho Municipal, tendo sido feita uma visita guiada ao Arquivo Central seguida de um cocktail. Toda a equipa foi saudada por aqueles dirigentes.

Assim, para o Conselho Municipal é reafirmado o  compromisso de continuar a realizar a melhor gestão documental, com vista a prossecução do lema “Consolidando o Acesso a Informação e a Preservação da Memória Institucional na Administração Pública”.