“Macau na construção de uma herança” vai ser tema de palestra

“Macau na construção de uma herança” vai ser tema de palestra

“A construção de uma herança: cultura, agência local e a cidade” é o tema de uma palestra proferida por Sheyla Schuvartz Zandonai, investigadora do Departamento de Sociologia da Universidade de Macau, e que pretende analisar como a herança e o património se tornaram um ponto importante enquanto agentes rumo à criação de uma outra imagem e experiência de Macau, mais distante do jogo e mais próxima da perceção e entendimento das pessoas acerca da sua cidade.
 
Terá lugar no dia 29 de março, às 18h30, a palestra “A construção de uma herança: cultura, agência local e a cidade” no instituto Ricci de Macau, presidida por  Stephan Rothlin S.J., diretor do instituto, e proferida por Sheyla Schuvartz Zandonai, investigadora do Departamento de Sociologia da Universidade de Macau e investigadora associada no Laboratoire Architecture Anthropologie (LAA), École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette (França) desde 2014.
 
A oradora é, ainda, conhecida pelos seus trabalhos na área do estudo das relações entre a transformação urbana e as políticas económicas do jogo e do turismo, bem com da emergência de práticas e discursos do lugar, herança e pertença em Macau.
 
Esta apresentação tem subjacente a economia de Macau, que terá passado de um estado “arrastado” para um crescimento galopante com a entrada do século 21 e da liberalização do jogo. As forças de mercado aliadas à indústria do jogo vão não só aumentar o rendimento e o emprego, como também promover a ascensão do custo de vida e do turismo de massas, num movimento de transformação tanto espacial como da moldura e dinâmica social, indica a organização.
 
A palestra incide em como a herança e o património se tornaram um ponto importante enquanto agentes populares rumo à criação de uma outra imagem e experiência de Macau, mais distante do jogo e mais próxima da percepção e entendimento das pessoas acerca da sua cidade. Sob uma perspectiva etnográfica, esta palestra descreve e analisa algumas destas reacções promotoras de uma nova visão e uma nova construção de património por parte dos moradores da RAEM (Região Administrativa Especial de Macau).
A palestra será realizada em Inglês e tem entrada livre, sendo que está condicionada à reserva prévia de lugares.
 
 
 
 
Publicado em 23-03-2016