Decorreu, dia 25 de outubro, a assinatura de um protocolo de acordo entre a Lusa - Agência de Notícias de Portugal (Membro Apoiante da UCCLA) e a Agência Noticiosa da Guiné (ANG).
O secretário de Estado da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Muniro Conté, destacou a importância da cooperação da agência Lusa no país, que espera ser reforçada com a assinatura do protocolo com a congénere guineense.
De acordo com o acordo a agência de notícias de Portugal irá garantir formação aos jornalistas guineenses, bem como as duas entidades irão trocar serviços noticiosos.
Enaltecendo o facto de a Lusa ter sido o primeiro órgão de comunicação social português a abrir delegação na Guiné-Bissau, nos anos de 1980, o dirigente guineense disse ver a parceria firmada como “mais uma lufada de ar fresco” para a ANG.
Em representação da embaixada de Portugal em Bissau, André Costa Monteiro, que falava em nome do embaixador, destacou a oportunidade que as duas agências terão para fortalecerem o papel do jornalismo na Guiné-Bissau.
Em nome do presidente do Conselho de Administração da Lusa, Joaquim Carreira, a delegada da agência portuguesa em Bissau, Helena Fidalgo, sublinhou que, à luz do protocolo firmado, a Lusa irá trabalhar para ajudar na capacitação dos jornalistas da ANG, sobretudo nas questões das notícias falsas.
O diretor-geral da ANG, Salvador Gomes, observou que o protocolo “levou algum tempo para ser assinado”, mas felicitou a Lusa pela disponibilidade e afirmou que o entendimento irá ajudar a instituição que dirige na melhoria da qualidade na construção de notícias.
Mais informações sobre Lusa assina acordo de cooperação com a agência noticiosa da Guiné-Bissau