Livro “Sapiens – De Animais e Deuses – História Breve da Humanidade” de Yuval Noah Harari

Livro “Sapiens – História Breve da Humanidade, de animais a deuses” de Yuval Noah Harari

O livro “Sapiens – História Breve da Humanidade, de animais a deuses” de Yuval Noah Harari é uma obra aliciante de leitura de um Professor de História do mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível mundial. 

Ao traçar a evolução do ser humano, desde o seu início, dá-nos um relato invulgar do nosso percurso, a partir do tronco comum, em África, até aos nossos dias, interrogando-nos e interrogando-se sobre o futuro da humanidade neste mundo tão incerto, marcado pela influência da ciência com início apenas há 500 anos. O Presidente Obama, entre outras personalidades mundiais, refere-se-lhe de forma muito entusiástica. É um livro de leitura obrigatória que já vai na tradução portuguesa a 19.ª edição.
 
O livro “Sapiens – História Breve da Humanidade, de animais a deuses” (Sapiens – A Brief History of Humankind), da autoria do historiador, investigador, filósofo e professor Yuval Noah Harari, começou por ser publicado em hebraico, em Israel no ano de 2011, pela Kinneret, Zmora-Bitan, Dvir. Na primeira publicação o nome do livro era “Uma Breve História do Género Humano”. Posteriormente foi traduzido para inglês, com o auxílio de John Purcell e Haim Watzman, sendo publicado em 2014 pela Harvill Secker. Em 2018, mais de 11 milhões de cópias foram vendidas e o livro foi traduzido para mais de 50 idiomas. Foi um best-seller no top 10 do New York Times e ocupou as posições # 1 a 3 na lista de mais vendidos do Sunday Times por 96 semanas consecutivas.  
 
“Três importantes revoluções moldaram o curso da história: a Revolução Cognitiva deu-lhe início há cerca de 70 000 anos. A Revolução Agrícola acelerou-a há cerca de 12 000 anos. E a Revolução Científica, iniciada há apenas 500 anos, pode muito bem pôr fim à história e dar início a algo diferente. Este livro conta como estas três revoluções afetaram os seres humanos e os restantes organismos” lê-se no livro…
 
“Interessante e estimulante, é um livro que nos dá uma perspetiva sobre o quão recentes são a nossa presença na Terra e aspetos da vida humana como a agricultura e a ciência, e sobre por que razões devemos evitar dá-las como certas” Barack Obama 
 
 
Sinopse:
Hari, na sua obra Sapiens, parte do pressuposto provocativo de que o Homo Sapiens domina o mundo por ser o único animal capaz de acreditar em algo que apenas existe na sua imaginação, como são os deuses, Estados, dinheiro e direitos humanos. Nesse mesmo sentido, procura recontar a história da evolução da espécie humana e o impacto do homem no mundo, desde a idade da pedra ao século XIX, partindo de uma perspectiva original.  
Considera, por isso, que todos os sistemas de cooperação humana em larga escala, são, em última instância, ficção. Para o autor, o sistema mais pluralista de confiança mútua é o dinheiro e que o capitalismo é a religião mais bem-sucedida desde a criação do Homem. O livro aborda, portanto, as várias matérias transversais desde a criação do Homem, analisando-as de um modo díspar à normal narrativa endereçada no contexto académico e fazendo-nos, desse modo, reconsiderar as explicações mais correntes sobre a História. 
O livro está dividido em quatro partes, nomeadamente: 1) A Revolução Cognitiva; 2) A Revolução Agrícola; 3) A Unificação da Humanidade; 4) A Revolução Científica.
 
Biografia de Yuval Noah Harari:
Yuval Noah Harari nasceu em 1976, em Haifa, Israel. Especializado em história mundial, história medieval e história militar, doutorou-se no Jesus College na Universidade de Oxford em 2002. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Em termos de investigação centra-se em questões macro-históricas, como por exemplo: Qual a relação existente entre a história e a biologia? Qual a grande diferença entre o Homo Sapiens e os restantes animais? Existe justiça na história? 
Em 2018, Harari fez um discurso sobre o futuro da humanidade no Fórum Económico Mundial, em Davos. Nesse mesmo ano fez, igualmente, a sua primeira palestra no TED, como um avatar digital. Nos últimos dois anos reuniu-se com diversas personalidades da política internacional, nomeadamente o presidente de França, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Argentina, entre outros. Bem como de outras personalidades, intimamente ligadas à sua área de investigação, como por exemplo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, abordando a sociedade e o futuro da inteligência artificial.
Após o êxito da obra de “Sapiens – História Breve da Humanidade, de animais a deuses”, Harari lança uma outra obra em 2016, apelidada de “Homo Deus – História Breve do Amanhã” (Homo Deus: A Brief History of Tomorrow). Um livro aclamado pela crítica efectuada aos projetos que a humanidade no século XXI, que em dois anos, alcançou a venda de 5,5 milhões de exemplares. 
Em 2019, o livro Sapiens ganhou um prémio no Reino Unido, nomeadamente o “Academic Book of the Year” de 2019 inserido no âmbito do Academic Book Trade Awards. Em 2017, o livro Homo Deus foi premiado na Alemanha, na German Economic Book Award de Handelsblatt enquanto “Livro económico mais consciente e influente do ano”, e em 2019 foi reconhecido como o “Livro mais sábio do ano” pela Universidade Jaguelônica de Cracóvia. Yuval Noah Harari foi vencedor, por duas vezes, do Prémio Polonsky de Criatividade e Originalidade, tendo sido premiado em 2009 e 2012. Em 2011, ganhou o Prémio Moncado da Sociedade de História Militar por artigos assinaláveis sobre história militar.
 
 
 
 

 

Publicado em 25-07-2019