Um livro dedicado a uma das comunidades mais antigas de África e de Angola, os San. Em “Quotidiano San”, o autor Salvador Ferreira ultrapassa as barreiras da cidade e leva-nos numa viagem impressionante pelo conhecimento e pela descrição detalhada da evolução, tradições, atividades, usos e costumes do povo mais antigo do sul de África.
De acordo com o autor Salvador Ferreira, o livro “Quotidiano San” é “dedicado a todas as minorias étnicas que, ao longo da sua existência, lutaram pela sua afirmação num contexto em constante mutação em que as desigualdades aumentam todos os dias”.
No prefácio da obra, Salvador afirma que “para muitas pessoas, os San são simples habitantes rurais que vivem algures, distantes da civilização urbana. Mas a realidade demonstra que são pessoas com habilidades excepcionais que lhes permitem sobreviver num ambiente cheio de adversidades como é a natureza”.
O Quotidiano San é um livro que convida as pessoas a uma viagem ao passado, presente e futuro da comunidade San de Angola. Visa ajudar no entendimento da transformação do seu estilo de vida nómada para algo diferente, próximo do sedentário, mas que, apesar disso, continua a incluir actividades típicas de nómadas. Realça a sua longa trajectória de mudanças, que começou com a migração Bantu e a colonização europeia e continua até hoje.
O livro conta a história da comunidade San por meio de uma combinação de textos e imagens que foram recolhidas ao longo de vários anos em comunidades San e evidenciam, de forma objectiva, as suas actuais práticas de vida. Apresenta informações sobre o dia-a-dia San, antes e depois da independência e após o fim da guerra civil em Angola, os principais factores responsáveis pela transformação do seu modo de vida, e os desafios que eles enfrentam nesta transição. Tendo o livro sido concebido com o pressuposto de que a transição é algo bom para a comunidade San, convida a sociedade a participar nesta longa viagem que se pretende seja calma, pacífica, sem paternalismos e que traga benefícios recíprocos.
A obra revela, pelo olhar e pelas lentes fotográficas de Salvador, a “genuinidade do viver San nas localidades de Kankombo, Mupembati, Hombo, Kavingolo, Nhondo, Mupanda, Sendi, Hupa, Derruba, Mukundi e Ntopa, que serviram de amostras vividas de todo o conjunto que faz o universo San em Angola”.
Tudo começou em 2009 quando o autor, pela primeira vez, estabeleceu contato com a comunidade San e, por força disso, deu início a um processo de aprendizagem relativamente ao seu modo de vida. Durante o período, Salvador aprendeu “coisas impressionantes e descobri outras surpreendentes. Ambas desenvolveram em mim um sentimento de solidariedade face aos problemas que os San enfrentam para sobreviverem e permitiu, também, identificar muitas lacunas de informação sobre os San de Angola visto que, apesar da sua existência secular, pouco se sabe sobre o seu passado e sobre o seu estilo de vida”.
O livro apresenta os seguintes capítulos:
- Os San ontem;
- Os San hoje;
- Actividades San: caça, colecta, artesanato, habitação;
- Transformação social dos San;
- Quotidiano San;
- Desafios;
- Conclusão.
Na conclusão desta obra inédita, é-nos revelado que “os factos históricos e a informação recolhida junto de comunidades San indicam que a história de vida dos San de Angola tem sido preenchida de mudanças frequentes causadas por acções políticas, sociais e ambientais. Para se defenderem das ameaças externas, têm sido forçados a desenvolver estratégias de sobrevivência, adquirindo e adoptando novas habilidades e práticas que facilitam a sua integração social no meio em que se encontram. Os San têm as suas especificidades e, aconteça o que acontecer, continuarão a fazer a transição com espontaneidade. A existência dos San é secular mas continua a existir um débil conhecimento sobre o seu passado. Isso deve-se à limitada quantidade de iniciativas de pesquisa sobre o assunto. Este facto indica a necessidade de realização de outros estudos para aprofundar a compreensão sobre as transformações que ocorrem actualmente no mundo San”.
Com a chancela da Caxinde Editores e Livreiros, esta 2.ª edição do livro “Quotidiano San” está em versão bilingue, português e inglês, e contem 170 páginas de textos e imagens.
A primeira edição da obra teve uma impressão limitada e, em pouco tempo, esgotou. A obra foi considerada inédita e rica em informação relevante. Este facto despertou o interesse em aumentar a divulgação do livro em Angola e noutras zonas onde também residem comunidades San. Na segunda edição foram incluídas novas imagens de áreas de residência San, foi também corrigida a grafia de algumas localidades e, no capítulo sobre colecta, incluídos os nomes científicos dos frutos silvestres.
Sinopse:
"O quotidiano San é um livro que convida as pessoas a uma viagem ao passado, presente e futuro da comunidade San de Angola. Visa ajudar no entendimento da transformação do seu estilo de vida nómada para algo diferente aproximado ao sedentário mas que, apesar disso, continua a realizar atividades típicas de nómadas. Realça a sua longa trajetória de mudanças, que começou com a migração Bantu e a colonização europeia, e continua até hoje".
Biografia:
SALVADOR FERREIRA, Santinho para os amigos, Kyfwas para os colegas de escola, Kaysete para a família - um homem, três identidades mas apenas uma personalidade, 53 anos de idade, nasceu no Cuanza Norte, em Angola. Estudou Ciências Agrárias no Tchivinguiro, Licenciado em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, Reino Unido, Mestre em Planificação e Gestão de Desenvolvimento Social. Nos últimos 25 anos, foi Gestor de Projetos em organizações não-governamentais (Development workshop, ADRA Nacional, Médico Internacional), entre 2008 a 2017, trabalhou na BP Angola como Conselheiro de Projetos de Investimento Social, entre 2012 e 2014 (em comissão de serviço) e posteriormente entre 2017 e 2019, trabalhou no Instituto Nacional de Estatística como coordenador estratégico para o Recrutamento e Formação do Censo 2014 e Coordenador Adjunto do Projeto Estatístico de Angola financiado pelo Banco Mundial. Atualmente desempenha as funções de Assessor do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.
Em 2011, publicou o livro "Parceria Público Privada em Angola - Uma experiência sobre o Microcrédito", que aborda a perspetiva teórica e prática do conceito de parceria, seus atores e a sua relação no contexto de desenvolvimento social. Em 2012, "A Fotografia do Quotidiano", que aborda a história da fotografia na vida das pessoas, numa perspetiva humanista, filosófica, social, cultural e comportamental e em 2015, "Tchivinguiro - Uma Memória Colectiva, uma colectânea" de ensaios baseados em histórias verídicas testemunhadas ao longo do tempo no Tchivinguiro. Em 2018, publicou o livro "Quotidiano San" e em 2021 a segunda edição do Quotidiano San em versão bilingue, português e Inglês.
Notícias relacionadas:
Salvador Ferreira lança versão Português/Inglês do “Quotidiano San”
Salvador Ferreira apresenta livro sobre a vida do povo khoisan em Lisboa