Livro “Odi Marítimu” de José Luiz Tavares
Imagem
Livro “Odi Marítimu” de José Luiz Tavares
Publicado em 24-12-2021

Após traduzir sonetos de Luís de Camões para crioulo, em 2019, José Luiz Tavares trás uma nova obra a um universo mais amplo de leitores, nomeadamente cabo-verdianos. O livro “Odi Marítimu” é mais uma tradução do poeta José Luiz Tavares, feita na matriz do crioulo da ilha de Santiago, em que o autor considera esta obra de Fernando Pessoa - “Ode Marítima” - importante no quadro do primeiro modernismo português.

Esta obra faz parte da exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” que está patente na UCCLA.

Sob a chancela da Editora Abysmo, o livro foi lançado a 8 de junho de 2021, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV). Assista aqui ao lançamento.

 

A autoria da capa é de Francisco Vidal que, juntamente com o autor, se fazem representar na exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”, patente, em simultâneo, na UCCLA e no CCCV até ao próximo dia 18 de fevereiro de 2022.

 

Jose Luiz Tavares_Poema Odi Maritimu

(Jose Luiz Tavares_Poema Odi Maritimu_Exposicao UCCLA - para além da escrita, esta obra é acompanhada pela voz/leitura do autor/áudio)

 

Francisco Vidal_Desenhos Odi Maritimu_Exposicao UCCLA

(Francisco Vidal_Desenhos Odi Maritimu_Exposicao UCCLA)



Sinopse:
A escolha da Ode Marítima, de Fernando Pessoa, para esta edição bilingue assenta na relevância do poema no quadro do primeiro modernismo português e das suas características performativas que o tornam perfeito para a elaboração de uma alta dicção poética em língua cabo-verdiana.
O propósito do tradutor, José Luiz Tavares, na sequência de trabalhos anteriores com Luís de Camões, é dotar a língua cabo-verdiana de um relevante corpus poético que possa vir a constituir-se como húmus onde amanhã poderão brotar poetas cultos e eruditos, ultrapassando a natural fasquia do tradicionalismo e da oralitura.
Este poema foi traduzido em 2007 integrado numa antologia mais vasta organizada pelo autor, e que se destinava a ser publicada pela Casa Fernando Pessoa no âmbito duma quinzena de cultura cabo-verdiana. A tradução que ora se dá à estampa não sofreu actualização para esta edição, pois contamos em breve editar uma alargada antologia de poemas de Álvaro de Campos, com versão revista deste Odi Marítimu.
(Fonte: Wook)  

 

Biografia:
José Luiz Tavares nasceu em 1967, no lugar de Chão Bom, concelho do Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive. Tem colaboração em jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Pelo seu primeiro livro publicado, Paraíso Apagado por um Trovão, recebeu o Prémio Mário António de Poesia em 2004, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian à melhor obra de um autor africano de língua portuguesa ou de Timor-Leste, publicada no triénio 2001-2003. Entre 2003 e 2020 publicou catorze livros, espalhados por Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Colômbia e foi o vencedor de vários prémios em Cabo Verde, Brasil, Portugal e Espanha, mas não aceitou nenhuma comenda ou medalha, até agora.