Livro “Fontes Históricas sobre Macau no Arquivo Histórico de Goa. Séculos XVI a XIX: Um Catálogo”
Imagem
Livro “Fontes Históricas sobre Macau no Arquivo Histórico de Goa. Séculos XVI a XIX: Um Catálogo”
Portugal | AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Publicado em 06-03-2022

Com o objetivo principal de expandir e divulgar o conhecimento sobre Macau, o livro “Fontes Históricas sobre Macau no Arquivo Histórico de Goa. Séculos XVI a XIX: Um Catálogo” pretende dar a conhecer o fenómeno cultural, social e político que é Macau.

Com a chancela da Universidade de Macau e com o apoio da AULP-Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Membro Apoiante da UCCLA), o livro, publicado em 2021, foi elaborado pela equipa de projeto constituída por Filipa Ribeiro da Silva, Francisco de Abreu Peixoto, Miguel Rodrigues Lourenço, Tereza Sena e Zang Xiaohua.

Tem com principal objetivo expandir e divulgar o conhecimento sobre Macau, onde a língua de eleição foi o português, uma das duas línguas oficiais da Região Administrativa Especial de Macau. A fonte para este trabalho são arquivos originários de Goa, Índia e China.

Nas palavras do vice-reitor da Universidade de Macau, Rui Martins, esta obra representa “(…) dois valores que tem todo sentido vincar, agora: em primeiro lugar, o empenho original e continuado de, ao longo de quatro décadas, contribuir para o avanço e divulgação do Conhecimento, seja qual for a área a que pertence e que a Universidade cultiva. Em segundo lugar, fazê-lo numa estreita ligação a Macau, às suas gentes, à sua cultura, à sua história multissecular.”.

Na introdução de António Vasconcelos de Saldanha, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e da Universidade de Macau, a “presente obra tem a ver com o modo de fazer a história de Macau, sobretudo com um dos instrumentos fundamentais para esse labor que é a investigação das fontes documentais que ainda hoje espelham as dinâmicas da mais variegada natureza e que nasceram, que se desenvolveram e que se extinguiram em Macau em contextos locais, regionais e, até, mundiais.”.