No panorama atual de incerteza e instabilidade económica, derivada da pandemia Covid-19, que aflige grande parte da população mundial, importa repensar os modelos adotados até então por forma a viabilizar a retoma económica. Nesse mesmo sentido recomendamos a leitura de “Economia e Sociedade: Crónicas e Entrevistas” de Flávio G. I. Inocêncio.
O livro “Economia e Sociedade: Crónicas e Entrevistas” de Flávio G. I. Inocêncio publicado a 26 de fevereiro de 2021, pela Editora Independently Published, e encontra-se disponível para compra através da plataforma Amazon, estando igualmente disponível em versão E-book Kindle.
Sinopse:
A obra trata-se de uma compilação de artigos de opinião e entrevistas publicados, entre 2015 e 2020, em vários jornais angolanos, acerca das temáticas da atualidade nacional e internacional, que pautaram o cenário económico dos últimos seis anos. Desde o debate em torno da liberalização dos mercados e o papel do Estado, à relevância de matérias-primas, como o petróleo, as políticas cambiais, até questões mais sensíveis como o impacto da Covid-19, ao nível das políticas públicas. Com artigos como “A Necessidade de Liberalização da Economia Angolana”, “A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e o Futuro”, “A Política Cambial em Angola: Um Pequeno Contributo”; “Breves Considerações sobre o Sistema Fiscal”, “A Reforma do Setor Petrolífero em Angola”, entre outros.
Biografia:
Flávio G. I. Inocêncio, nasceu em Angola, a 5 de maio de 1981. Licenciado em Direito na área Forense e Empresarial, pela Faculdade de Direito de Lisboa (2005), pós-graduado em Métodos de Investigação em Ciências Sociais pela Nottingham Trent University, no Reino Unido da Grã-Bretanha e na Irlanda do Norte (2007) e doutorado em Direito Internacional Público, pela mesma faculdade (2011). Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Doutoramento, de 2006 a 2010, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Já ocupou vários cargos em diversas instituições públicas e privadas em Angola, bem como no exterior do país, de entre elas a ANIP e a OPEP. Foi diretor do Mestrado de Direito de Petróleo e Gás, na Universidade de Coventry, no Reino Unido (2016 a 2018). Atualmente é consultor da ACPC – Advogados Associados, e membro do Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) e professor universitário na Faculdade de Direito, da Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Agostinho Neto. É autor de vários artigos académicos e de opinião, tendo já publicado obras individualmente, de entre as quais, “A Organização dos Países Produtores de Petróleo: O Caso de Angola” (2015). A sua tese de doutoramento foi, igualmente, alvo de publicação, nomeadamente “Reconceptualizing Sovereignty in the Post-National State: Statehood Attributes in the International Order” (2014).