Livro “Crónica de Uma Travessia” de Luís Cardoso

Livro “Crónica de Uma Travessia” de Luís Cardoso

Um romance autobiográfico que acrescenta uma dimensão inédita ao combate pela liberdade de Timor é-nos dado a conhecer no livro “Crónica de Uma Travessia”, de Luís Cardoso. É um retrato do autor e de todos os timorenses que atravessaram um tempo difícil, desde os tempos do encantamento até aos dias da ira.

Com a chancela das Publicações Dom Quixote, o livro foi publicado em 1997.

No prefácio, assinado por José Eduardo Agualusa, é salientado que nesta “Crónica de Uma Travessia” Luís Cardoso acrescenta uma dimensão ao “combate pela liberdade em Timor: o resgate da memória. Num país quase sem literatura escrita, o passado é um tempo de combustão, frágil, volátil, que rapidamente se consome. Cronica de uma Travessia combina o registo memoralista - este é um texto assumidamente autobiográfico, portanto realista - com o exuberante universo mágico em que se move o povo timorense e que em grande medida alimenta a sua literatura oral.”

José Eduardo Agualusa finaliza afirmando que “para mim foi ainda surpreendente, ao ler este livro, descobrir um território culturalmente integrador, construído a partir de inúmeros encontros (imigrantes cabo-verdianos, degredados políticos portugueses, ex-militares guineenses e angolanos), espaço refundador da lusofonia, e um suave elogio à mestiçagem. Timor precisava deste livro".


Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Livro de viagem, autobiografia e romance, Crónica de Uma Travessia transmite o encanto exótico de um lugar remoto e desconhecido, um pedaço da Ásia que teimosamente quer preservar as características essenciais da cultura europeia com a qual esteve em contacto, apesar da enorme distância e do massacre que dura desde a invasão indonésia de 1975.
Com uma escrita lírica, fluida, rica em imagens poéticas, capaz de transmitir sensações, cores e situações melhor do que qualquer reportagem de viagens, Crónica de Uma Travessia é uma leitura inesquecível.

 

Biografia:
Luís Cardoso de Noronha
Luís Cardoso nasceu em Kailako, uma vila no interior de Timor que aparece por diversas vezes referenciada nos seus romances. É filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas timorenses. Estudou nos colégios missionários de Soibada e de Fuiloro e, posteriormente, no seminário dos jesuítas em Dare e no Liceu Dr. Francisco Machado em Díli. Licenciou-se em Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Desempenhou as funções de Representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere em Portugal. É autor dos romances: Crónica de Uma Travessia (1997), Olhos de Coruja Olhos de Gato Bravo (2002), A Última Morte do Coronel Santiago (2003), Requiem para o Navegador Solitário (2007) e O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação (Sextante Editora, 2013).

 

Fonte da informação

 

 

Publicado em 27-07-2020