Lisboa eleita cidade empreendedora europeia 2015

Lisboa eleita cidade empreendedora europeia 2015

Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, foi eleita, em Bruxelas, a Cidade Empreendedora Europeia 2015. Uma distinção que premeia as melhores estratégias regionais para a promoção do empreendedorismo e da inovação junto das pequenas e médias empresas.
 
A capital portuguesa foi premiada pela estratégia desenvolvida para fomentar o empreendedorismo e executar políticas europeias fundamentais, como a chamada Lei das Pequenas Empresas (Small Business Act para a Europa – SBA) e a Estratégia Europa 2020 para o crescimento e o emprego. A distinção foi atribuída pelo Comité da União Europeia em conjunto com a Irlanda do Norte (Reino Unido) e Valência (Espanha).
 
Lisboa reforçou, em particular, o seu estatuto de “startup city” através de uma série de iniciativas como a “Empresa na hora”, que permite criar uma nova empresa em tempo recorde; a Startup Lisboa, incubadora de empresas fundada em 2012 e integrada num projecto de reabilitação urbana da Baixa lisboeta; o Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa, que proporciona aos jovens educação e formação em áreas como a cidadania e a ética, a progressão na carreira, o empreendedorismo e a literacia financeira; e o Lisbon Challenge, que selecciona um conjunto de startups e lhes fornece apoio e orientação de primeira ordem, incluindo sessões em Boston, Londres e São Paulo. 
 
António Costa, presidente da autarquia lisboeta declarou que “Lisboa é uma cidade única com grande potencial empreendedor, uma autêntica “startup city”. Esta tem sido uma prioridade da Câmara Municipal de Lisboa, que lançou uma série de projetos e programas articulados para o efeito”.
 
 
Publicado em 28-06-2014