A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) vai lançar, no dia 30 de outubro, pelas 11 horas, na Sala 5/2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Alameda da Universidade, Lisboa, Portugal), o livro “Literatura e Lusofonia: Anais do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa” (II EELP realizado em Natal, Brasil, em 2011), no âmbito da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial (ver notícia em http://www.uccla.pt/eventos/ii-conferencia-internacional-sobre-lingua-portuguesa-no-sistema-mundial). A mesa é composta pela presidente do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e pelo coordenador da edição, Rui Lourido.
O livro engloba 23 textos organizados em três capítulos, segundo os temas do II EELP: a Poesia Escrita para Música, o Estado e a Evolução da Língua Portuguesa e a Literatura de Viagens.
Para além da diversidade de origens geográficas, etárias, e de níveis de notoriedade dos respetivos escritores, a maior riqueza deste livro consiste nas suas diferentes perspetivas e reflexões, seja abrangendo um único ou em vários domínios num mesmo texto, do poético ao histórico e do académico ao literário. São 24 autores dos cinco continentes onde se fala o Português e que permitem aprofundar e levantar novas questões sobre as temáticas discutidas.
A UCCLA dará a conhecer os seus projetos e um pouco da sua história através da exposição “UCCLA – Lusofonia em Desenvolvimento” que estará patente, nos dias 29 e 30 de outubro, na Faculdade de Letras de Lisboa. A mostra contará com cerca de 80 painéis explicativos e ilustrativos do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos ((poderá visualizar imagens dos painéis através do link http://www.flickr.com/photos/uccla/sets/72157635565510436/).